Banca de DEFESA: ANDRA LÚCIA CHAVES ATAÍDE

DISCENTE : ANDRA LÚCIA CHAVES ATAÍDE
DATA : 09/11/2022
LOCAL: Sala Virtual a definir

PRÁXIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DE UMA ESCOLA EM ÁREA DE PALAFITAS, NO MUNICÍPIO DE AFUÁ, PARÁ- BRASIL

Meio Ambiente;  Educação Ambiental; Práxis Educativa;  Ensino Fundamental; Professores do Ensino Fundamental.

1. Meio Ambiente; 2. Práxis de Educação Ambiental; 3. Escola em Palafitas; 4. Educadores.

A práxis de educação ambiental na escola é fundamental na contemporaneidade, para a construção de uma comunidade escolar mais justa e sensibilizada com as questões relativas aos problemas desencadeados no meio ambiente, e também tenham percepção da importância de sua atuação a este meio; sendo capaz de efetuar uma leitura contextualizada no âmbito global, regional e com sua realidade cotidiana, na elevada formação de participantes críticos. O estudo teve como objetivo identificar as práxis de educação ambiental na escola do município de Afuá, realizadas em consonância com as políticas de Educação Ambiental da SEMED. Para o seu desenvolvimento, a pesquisa tem embasamento metodológico na abordagem quali/quantitativa e com o método indutivo. Os dados para análise foram coletados por meio de documentos oficiais e formulários subjetivos online aplicados com 04 técnicos (as) da SEMED/Afuá, 03 representantes do corpo técnico escolar gestor (a), vice-diretor (a), coordenador (a) pedagógico e 08 professores (as) do ensino fundamental de uma escola do município Afuá, localizado na Região do Marajó, estado do Pará. Os resultados foram: a sistematização crítica dos instrumentos de políticas públicas nas instâncias Federal, Estadual e Municipal que subsidiam a práxis de EA na escola; as práticas pedagógicas da escola revelam que a EA prioritariamente enfocam aspectos socioambientais e culturais da realidade em que está inserida “área de palafitas”; as atividades de EA interdisciplinares ocorrem associadas às datas alusivas ao dia do meio ambiente, dentre outras. É importante a operacionalização da EA pela SEMED/Afuá-Pa, vinculada ao processo interdisciplinar nas escolas de Ensino Fundamental da zona urbana, incentivadas por meio de ações/projetos e/ou atividades educativas lúdicas correlacionadas as temáticas ambientais e seu desenvolvimento para melhoria do meio ambiente.

Presidente - 709925 - MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Externo ao Programa - 1033989 - URANDI JOAO RODRIGUES JUNIOR - UFOPAExterna à Instituição - MARCELA VIEIRA PEREIRA MAFRA
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 18:57