Promoção positiva da adolescência: contribuições dos microssistemas família, escola e projeto social para o desenvolvimento das forças pessoais em adolescentes
Desenvolvimento humano; bem-estar; adolescentes.
Esta pesquisa-intervenção pretende investigar de que maneira os elementos do microssistema ecológico de apoio – projeto social –, família e escola interagem para promover as forças pessoais em adolescentes. Para isso, 35 adolescentes entre 12 e 14 anos, estudantes da rede pública e residentes na grande área que compreende o Residencial Salvação participam do projeto de apoio intitulado Projeto Caminhar, sediado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dom Lino Vombommel, localizada no bairro Novo Horizonte, na cidade de Santarém- PA.A coleta de dados será realiada através de instrumentos de percepção das forças e vulnerabilidades dos adolescentes de si mesmos, das relações com sua família, com a escola e com o projeto social; roteiro de grupo focal e questionário autoaplicado Values in Action (VIA). Os dados serão analisados por meio da metodologia Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), estatística descritiva e software Iramuteq. Proporcionar ao público jovem autoconhecimento e percepção de suas forças pessoais e seus desenvolvimentos contribui de maneira significativa com o aprimoramento pessoal e projeção profissional dos mesmos.