Banca de QUALIFICAÇÃO: JONILCE DA SILVA VIANA

DISCENTE : JONILCE DA SILVA VIANA
DATA : 13/12/2022
LOCAL: Sala Virtual a definir

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL

Educação Ambiental; Formação de Professores; Universidades Públicas; Cienciometria.

As questões e os debates com a temática sobre o meio ambiente a cada dia se intensificam na sociedade, pois trata-se de algo que envolve a necessidade de sobrevivência diante de manter-se o equilíbrio entre seres humanos e natureza. Desta forma, percebe-se que a problemática ambiental abrange a sociedade como um todo, pois deve ser discutida ainda mais, fomentando-se reflexões em todos os setores da população, seja no setor econômico, seja no social, seja no educacional e ambiental. No campo de formação inicial e continuada, os professores precisam de espaço de discussões entre as disciplinas, ressaltando-se a necessidade, como defendido pela educação ambiental, de articulação entre elas para que possam se tornar um processo efetivo e necessário na busca de um ambiente saudável, com qualidade de vida a todos. Nesse sentindo, o título da pesquisa que se vem desenvolvendo no PPGSAQ/UFOPA é: Educação Ambiental e Formação de Professores: o Caso dos Cursos de Licenciatura nas Universidades Públicas do Estado do Amazonas, Brasil, cujo principal objetivo é analisar os avanços científicos produzidos na literatura que trata da formação de professores na perspectiva da educação ambiental no Estado de Amazonas, uma vez que esta educação é uma exigência do Artigo 11 da Lei 9795/99, que trata da Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil. A abordagem apoia-se no quanti/qualitativa, por meio da cienciometria, com dados levantados nas Plataformas Scientific Electronic Library Online- Scielo e CAPES, através de operadores booleanos. Espera-se que os resultados possam contribuir para futuras pesquisas, que tratam o objeto investigado, na realidade da Amazônia e de outros espaços.

Presidente - 709925 - MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Externa ao Programa - 1822072 - MARIA JULIA VEIGA DA SILVA - UFOPAExterna à Instituição - MARCELA VIEIRA PEREIRA MAFRA - UEA
Notícia cadastrada em: 01/12/2022 15:12