Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA PESSOA PORTELA

DISCENTE : RENATA PESSOA PORTELA
DATA : 16/02/2023
LOCAL: Ambiente Virtual link: https://meet.google.com/wiu-jtdw-ssk

Perfil funcional e de qualidade de vida de professores do município de Santarém(Pará) que foram acometidos pela COVID-19

COVID-19. Qualidade de vida. Professores.

A pandemia de COVID-19 provocou perdas e mudanças no cenário da atual sociedade brasileira. Após o adoecimento pelo vírus SARS-CoV-2, um grande número de pessoas apresentou sequelas e queixas para execução de certas tarefas, antes consideradas rotineiras. O objetivo da pesquisa é investigar as sequelas após adoecimento por COVID-19 em professores universitários e da rede municipal de ensino da cidade de Santarém/PA. Através desse levantamento será possível mensurar o real impacto da doença na qualidade de vida dos docentes selecionados e se os mesmos passaram a apresentar dificuldades no cumprimento de sua tarefa profissional. A importância do projeto se dá a partir do pressuposto de que a educação deve ser valorizada e os professores precisam de apoio, condições físicas e emocionais para que possam atuar nessa missão. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de caráter quantitativo e transversal. Serão aplicados 4 questionários: EQ-5D-5L, World Health Organization Quality of Life Group (WHOQOL-BREF), WHODAS 2.0 e Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21). O público-alvo da pesquisa serão 200 professores da rede de ensino do município de Santarém/PA, incluindo uma universidade e duas escolas de ensino fundamental e médio. Espera-se por meio da pesquisa conhecer o perfil de qualidade de vida dos professores acometidos por COVID-19 e identificar os possíveis casos de COVID longa no grupo estudado.

Presidente - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Interno - ***.853.015-** - JAILSON SANTOS DE NOVAIS - UFSB