Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANTONIO BELO GADELHA

DISCENTE : MARCOS ANTONIO BELO GADELHA
DATA : 28/02/2023
LOCAL: https://join.skype.com/eCbjNDyjUKmt

EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 EM PESSOAS COM DOENÇA DE ALZHEIMER NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ

Doença de Alzheimer. COVID-19. Idosos.  Saúde.

Atualmente, o número de indivíduos idosos cresce consideravelmente e as Doenças Neurodegenerativas (DN) passam a ser caracterizadas como um importante problema de saúde pública. Nesse contexto, a Doença de Alzheimer (DA) por se tratar de uma patologia degenerativa neurológica de origem idiopática, e com um prognóstico  que leva a um inicial declínio progressivo e persistente de memória recente no indivíduo. Ademais, é imprescindível ressaltar que suas particularidades clínico-terapêuticas podem expressar maior vulnerabilidade frente ao cenário sanitário global, em que o vírus SARS-CoV-2, com intensa disseminação, deflagrou o cenário emergencial da pandemia de COVID-19. Dessa forma, o presente estudo visa identificar os efeitos da Pandemia de COVID-19 em pessoas diagnosticados com Doença de Alzheimer no município de Santarém-Pará. Para tanto será realizado um estudo de cunho descritivo, prospectivo e analítico do tipo ecológico, com pessoas diagnosticadas com DA no município de Santarém – Pará, assistidas pela Rede Educacional Supera, no período dois meses (Maio e Junho de 2023). A coleta de dados será realizada em formulário próprio, contendo a identificação do participante (nº participante/cuidador; idade; relação com o participante; telefone), as variáveis socioeconômicas (Gênero; Cor; Escolaridade; Estado Civil; Profissão/Ocupação; Renda; Condições de moradia) e as variáveis clínicas (Realização de atividade física; Diagnóstico de doença crônica; Diagnóstico de doença neurodegenerativa; Procedimento cirúrgico prévio; Uso de dispositivo auxiliar de locomoção; Realização de acompanhamento fisioterapêutico; Diagnóstico confirmado de COVID-19; Presença de sintomas de COVID-19, após contato direto com um caso confirmado; Hospitalização associada à COVID-19; Intubação associada à COVID-19; Diagnóstico confirmado de Doença de Alzheimer; Uso de medicamentos para Doença de Alzheimer), bem como a aplicação de Escalas para avaliação de capacidades cognitivas e funcionais. Espera-se identificar os efeitos da Pandemia de COVID-19 em pessoas diagnosticadas com Doença de Alzheimer (DA)  no município de Santarém-Pará, a fim de contribuir para uma reflexão sobre a necessidade de desenvolvimento de novos estudos sobre a problemática e servir como fonte para futuras pesquisas, conferindo grande relevância para todos os envolvidos: sociedade, profissionais da saúde e comunidade científica.

Externa ao Programa - 1995687 - ELDRA CARVALHO DA SILVA - UFOPAExterna ao Programa - ***.373.582-** - ELENN SUZANY PEREIRA ARANHA - NÃO INFORMADO
Interna - 1964235 - HELIONORA DA SILVA ALVES
Presidente - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA