Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANA COSTA FARIAS

DISCENTE : NATANA COSTA FARIAS
DATA : 24/03/2023
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com

TRATAMENTO DE MANIPUEIRA CONCOMITANTE AO CULTIVO DE MICROALGAS PARA OBTER BIOCOMBUSTÍVEL: SERÃO AS MICROALGAS O COMBUSTÍVEL DO FUTURO?

Biorremediação de águas. Sustentabilidade. Pós-tratamento de efluentes. Agroindustria.  Bioenergia.

Ao longo da última década diversos estudos científicos se voltaram para as microalgas e seu potencial. O interesse no cultivo massivo de microalgas influenciou diretamente na otimização de fotobiorreatores tratando águas residuárias ricas em nutrientes, além de geração de subprodutos algais. Os efluentes industriais advêm do intenso uso de água nas indústrias, dentre os setores que mais produzem águas residuárias está o setor agroindustrial de amido, no Pará destaca-se as casas de farinha onde os derivados da mandioca gerados são para  abastecer  os setores industriais de:  alimentos, remédios, mineração,  cosméticos,  bebidas alcoólicas, e outros. O efluente que advém desse setor chama-se manipueira, para a implementação de tecnologias nesse setor agroindustrial, ainda rústico, é necessária a vívida interação entre os elementos das camadas sociais, que são: governo, instituições privadas e universidades. Com intuito de reduzir os impactos ambientais causados pelo efluente industrial de casas de farinhas (manipueira) e analisar a viabilidade de gerar subprodutos da biomassa microalgal, o objetivo do presente trabalho visou promover a biorremediação dessas águas residuárias industriais otimizando o fotobiorreator chamado Reator de Microalgas Imobilizadas (RMI) operando em tempo de detenção hidráulica em escala laboratorial, analisando seu desempenho quanto aos parâmetros físico-químicos de entrada e saída do sistema concomitante ao cultivo de microalgas para verificar seu potencial na produção de biocombustíveis. O RMI operou com volume útil de 1200mL e como fonte de luz foram utilizadas duas lâmpadas de LEDs por período de 24h para manter o processo fotossintético do reator ativo, e, foram utilizadas duas bombas dosadoras para vazão de alimentação e recirculação do sistema (RMI), respectivamente. Foram obtidos resultados parciais de dados físico-químicos em que se alcançou resultados de remoção de nitrogênio (NH4+) e fósforo (PO43-) e DQO relevantes. Sendo o efluente obtido dentro dos padrões de lançamento em corpos receptores das normas brasileiras vigentes, logo houve biorremediação efetiva das águas residuárias em tratamento. Também foi possível identificar os gêneros das microalgas através de microscopia óptica e uso de chaves taxonômicas, as microalgas são da divisão Chlorophyta e possuem relevante qualidade para serem usadas na produção de biocombustíveis.

Presidente - 2143922 - ISRAEL NUNES HENRIQUE
Interno - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA