Banca de DEFESA: JANDER MARCUS CIRINO LOPES

DISCENTE : JANDER MARCUS CIRINO LOPES
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Ambiente Virtual link: https://join.skype.com/d2i3Jp1LfKJk

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIDEPRESSIVA E ANSIOLÍTICA DO ÓLEO ESSENCIAL DA Cyperus articulatus L.

Transtornos mentais. Depressão. Ansiedade. Óleo essencial da Cyperus articulatus L.

Os transtornos mentais que mais acometem a humanidade são à depressão e a ansiedade, onde a depressão é descrita como humor deprimido e persistente, já ansiedade refere-se a manifestações emocionais e fisiológicas como tensões ou medos exagerados. Os tratamentos farmacológicos disponíveis hoje no mercado apresentam variados efeitos adversos, diante disso, o projeto busca novas alternativas terapêuticas, que sejam eficazes no tratamento da depressão e ansiedade, que causem menos efeitos adversos, de baixo custo. O Objetivo dessa pesquisa foi avaliar a atividade antidepressiva e ansiolítica do óleo essencial da Cyperus articulatus L., in vivo em modelos experimentais, para esse intuito, a pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética no uso de animais (CEUA/UFOPA) nº 0120190051. Foi realizada a coleta e a caracterização química, sendo o material vegetal foi procedente da Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Para os testes experimentais, foram utilizados camundongos fêmeas da linhagem Swiss, multíparas, não grávidas e saudáveis. A caracterização química do OECA, apresentou como composto majoritários: α-copaeno (2,87 %), β-selineno (4,00%), óxido de cariofileno (2,99%), mustacona (21,43%), ciperotundona (3,86%), cis-tujopsenal (7,70%), ciclocolorenona (11,94%). Na avaliação da toxicidade oral aguda, observou-se que a dose tóxica aguda é maior que 2000 mg/kg, classificando-a na categoria 5 segundo o critério do protocolo adotado da OECD-423/2001.  Assim, os resultados dos testes realizados mostraram que o óleo essencial de Cyperus articulatus L., reduziu significativamente o parâmetro do tempo de imobilidade no teste de nado forçado na concentração 400mg/kg em 64,60% (44,6 ± 3,36), quando comparado ao grupo controle, indicando um efeito do tipo antidepressivo. O óleo essencial de Cyperus articulatus L., aumentou significativamente o tempo de permanência nos braços abertos do labirinto em cruz elevado, na concentração de 400   mg/Kg (151,8 ± 8,90), indicando um efeito ansiolítico. Diante disso, pode-se inferir que o óleo essencial de Cyperus articulatus L., pode contribuir para a busca de novas abordagens e alternativas terapêuticas para o tratamento da depressão e ansiedade, mas estudos complementares são necessários para uma investigação mais aprofundada sobre seu efeito antidepressivo e ansiolítico.

Presidente - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Interna - ***.147.002-** - ALANNA DO SOCORRO LIMA DA SILVA - UFRA
Externa ao Programa - 1995687 - ELDRA CARVALHO DA SILVA - UFOPAExterna à Instituição - SANDRA LAYSE FERREIRA SARRAZIN - UFOPA
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 14:45