Banca de QUALIFICAÇÃO: CIDIA ABEN ATHAR BENTES FERNANDES

DATA : 27/04/2023
LOCAL: Sala Virtual: https://meet.google.com/nya-tzdc-pzo?authuser=1

PAISAGISMO NA PROMOÇÃO DE BEM-ESTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Ambientes Restauradores; Jardim Terapêutico; Bem-estar; Universidade; Amazônia.

Os jardins curativos possuem uma real importância na recuperação e bem-estar das pessoas. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal, investigar o potencial dos espaços projetados na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, para fins de jardins terapêuticos, no qual pretende-se descrever o processo de planejamento e implantação dos espaços, avaliando se os espaços projetados atendem aos parâmetros para fins terapêuticos e identificar as percepções e demandas de uso que a comunidade acadêmica tem em relação aos jardins existentes na universidade. A metodologia será pautada em uma abordagem qualiquantitativa, através de revisão bibliográfica, e de métodos e técnicas usadas na avaliação pós-ocupação, por meio de levantamentos de arquivos e de campo, que se divide em físico e avaliativo. Dentro dessa organização de metodologia e pesquisas, acredita-se que o instrumento teórico e os levantamentos ajudarão a compreender a importância da implantação dos jardins terapêuticos dentro da universidade, além de ensejar a ampliação e o aprofundamento dos conceitos e princípios dos jardins, das suas qualidades e benefícios para a comunidade acadêmica.

Presidente - 1964235 - HELIONORA DA SILVA ALVES
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA