Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANDRO TÁSSIO RIBEIRO DE SOUZA

DISCENTE : LUCIANDRO TÁSSIO RIBEIRO DE SOUZA
DATA : 18/08/2023
LOCAL: Sala do Meet

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL NA RESEX TAPAJÓS-ARAPIUNS: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO (SOME) NA ESCOLA POLO DA COMUNIDADE DE ANÃ

Políticapúblicaeducacional.Inclusãodigital.EnsinoMédio.SOME. Amazônia paraense.

O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) foi implementado em 1980 no Estado do Pará com o objetivo de preencher as lacunas educacionais e garantir o acesso ao Ensino Médio a todos que buscam a melhoria da qualidade de vida e de formação nas regiões rurais do estado. Embora o SOME tenha sido uma política pública educacional que apresenta diversas vantagens para a Educação na Amazônia paraense, há também desafios a serem enfrentados em relação à sua utilização como canal de acesso ao mundo do trabalho, entre eles a inclusão digital. Diante do exposto, se faz relevante investigar a seguinte problemática: Quais os desafios enfrentados pelos egressos do SOME da escola polo de Anã quanto a sua inserção no mundo trabalho com inclusão digital e responsabilidade socioambiental? Assim, o estudo objetiva analisar os desafios da política pública SOME para a inserção dos egressos da escola polo de Anã no mundo do trabalho a partir da inclusão digital com responsabilidade socioambiental no contexto amazônico. Quanto aos objetivos específicos, propomos realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre políticas públicas educacionais de inclusão digital, SOME e estudos de egressos; investigar o SOME enquanto política de ensino médio para a inserção no mundo do trabalho; traçar o perfil acadêmico-profissional dos egressos do SOME da  escola polo de Anã e sua inserção no mundo do trabalho na era digital; diagnosticar os desafios enfrentados por esses egressos para sua inclusão digital com responsabilidade socioambiental; verificar a percepção desses egressos em relação aos impactos da política SOME para seu desenvolvimento pessoal e profissional, compromissado com a sustentabilidade e o enfrentamento às mudanças climáticas. A investigação é de natureza quali-quantitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e empírica, envolvendo os egressos da escola em questão. Os instrumentos a serem adotados são: o questionário com questões mistas, aplicado diretamente com a população alvo do estudo, além do diário de campo e registros fotográficos. A estrutura da dissertação seguirá o modelo escandinavo, que está organizado por textos escritos na modalidade de artigos (publicados ou inéditos sobre o objeto de estudo), distribuídos em seções e subseções. Quanto aos resultados, esperamos evidenciar os desafios identificados e propor estratégias para superá-los, indicando possíveis direcionamentos em decorrência da realidade estudada. Cabe destacar a urgência em rever a política de ensino médio no estado do Pará, levando em consideração a era digital e que contribua para a formação de cidadãos corresponsáveis com a sustentabilidade planetária e a justiça socioambiental.

Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interna - ***.081.242-** - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA