Banca de DEFESA: JONILCE DA SILVA VIANA

DISCENTE : JONILCE DA SILVA VIANA
DATA : 13/10/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL

Educação Ambiental.Formação de Professores.Universidades Públicas; Cienciometria.

A dissertação intitula-se: “Educação Ambiental e formação de professores: o caso dos cursos de licenciatura nas universidades públicas do estado do Amazonas, Brasile foi desenvolvida no Programa de Pós-graduaçãoem Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, da Universidade Federal do Oeste doPará. Teve por objetivo: Analisar às produções científicas publicados referentes à educação ambiental nos cursos de licenciatura no contexto do Estado do Amazonas, uma vez que esta educação é uma exigência do Artigo 11 da Lei 9795/1999, que trata da Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem quanti/qualitativa, por meio da cienciometria, com dados levantados nas Plataformas CAPES e Web of Science e procurou responder o seguinte problema de pesquisa: A identificação dos artigos científicos das práticas de educação ambiental que são implementadas nos cursos de formação de professores das universidades públicas do Estado do Amazonas; Averiguação através das plataformas científicas os elementos formativos referentes à educação ambiental nos cursos de licenciatura no contexto do Estado do Amazonas e o diálogo com as produções científicos que tratam da educação ambiental nos cursos de formação de professores das universidades públicas do Estado Amazonas. Para interpretar dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo, foi feito a busca, através de operadores booleanos. A busca sobre o tema abordado, teve como princípio a utilização de palavras chaves: Formação de Professores no Amazonas; Educação Ambiental no Amazonas, Educação Ambiental no Amazonas and Escola , no período de 1997 à 2022. Foi realizado filtragem tais como: Artigos, áreas de pesquisa, país/região. Nas considerações finais apontamos que as lacunas em Educação Ambiental e Formação de Professores no estado do Amazonas no que se refere as publicações, ainda é visível diante dos dados obtidos e a significância da temática para a região, visto que é perceptível pelo quantitativo e o período pesquisado diante de tantos acontecimentos sejam eles negativos para a educação ambiental, ou positivos, mas que tiveram uma repercussão global, onde as escritas científicas poderiam aparecer em plataformas de abrangência nacional e mundial como a CAPES e Web of Science. Todavia, a dissertação, conseguiu alcançar seus objetivos traçados através da metodologia proposta, contribuindo assim no fortalecimento e engajamento da Educcação Ambiental através da ciência e de normativas no que diz respeito a formação do professor como sujeito necessário e imprescindível na transformação de uma sociedade com mais qualidade de vida através da Educação Ambiental.

Presidente - 709925 - MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA