EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA EM TEMPOS DE COVID-19
Meio ambiente. Educação ambiental. Saúde pública. COVID-19
A presente dissertação de mestrado foi produzida no Programa de Pós-Graduação
em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) da Universidade Federal do
Oeste do Pará (UFOPA). A pesquisa abordou a temática “saúde e educação” e teve
por tema “Educação ambiental e saúde pública em tempos de COVID-19”, com o
objetivo geral de analisar como as produções acadêmico-científicas da região têm
abordado a correlação entre educação ambiental e saúde pública para o combate à
COVID-19 no período de 2020 a 2022. Metodologicamente, optamos por realizar uma
pesquisa bibliográfica descritiva, ancorada no Estado do Conhecimento (EC), tendo
como abordagem a pesquisa qualitativa. As fontes de pesquisa foram o Banco de
Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES) e a Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA). O
levantamento foi realizado a partir dos descritores “educação ambiental”, “saúde
pública” e “COVID-19”. Os dados coletados foram organizados em quadros e a análise
se pautou na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam um número
considerável de produções sobre educação ambiental, mas quando se agregam a ela
"saúde pública" e "Covid 19", o número de produções caem consideravelmente para
apenas 12 artigos e 3 dissertações. As conclusões apontam para a necessidade de
ampliar a concepção de educação ambiental para além da preocupação com a
preservação do meio ambiente e para uma concepção de formação cidadã
preocupada com a saúde do ser humano, que influencia e é influenciado pelo meio
ambiente