Banca de DEFESA: CIDIA ABEN ATHAR BENTES FERNANDES

DISCENTE : CIDIA ABEN ATHAR BENTES FERNANDES
DATA : 02/11/2023
LOCAL: Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Tapajós, via Remota GoogleMeet

PAISAGISMO NA PROMOÇÃO DE BEM-ESTAR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Paisagismo, Qualidade Espacial, Bem-Estar Universitário

Este estudo aborda o paisagismo como ferramenta para a promoção do bem-estar, com foco na Universidade Federal do Oeste do Pará – Unidade Tapajós, Campus Santarém. O objetivo central desta pesquisa é investigar o potencial dos espaços verdes disponíveis na referida universidade, especificamente nos Bosques do Bloco Modular Tapajós (BMT) e Central, a fim de avaliar e identificar elementos que possam contribuir para o bem-estar dos seus usuários. A metodologia adotada compreende uma revisão bibliográfica abrangente, levantamentos de campo que engloba, análises físicas detalhadas e observações comportamentais. A análise revela que esses espaços verdes não foram planejados de forma sistêmica, resultando na implementação aleatória de mobiliário, carecendo de uma visão unificada e com diretrizes eficientes. Contudo, é evidente que as áreas analisadas possuem potencial para se transformarem em espaços de paisagismo que podem efetivamente promover o bem-estar dos usuários. Nesse sentido, a pesquisa enfatiza a importância da elaboração de planos de desenvolvimento e diretrizes coerentes para a melhoria da qualidade desses espaços.

Presidente - 1964235 - HELIONORA DA SILVA ALVES
Externa ao Programa - 1835644 - JULIANA MENDES DE OLIVEIRA - nullInterno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 08:57