Banca de DEFESA: ADRIA JULIANA VASCONCELOS SOUSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIA JULIANA VASCONCELOS SOUSA DA SILVA
DATA : 08/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 116 - Prédio BMT - Campus Tapajós
TÍTULO:

DIA DE TERÇA A GENTE FICA REZANDO PARA CHEGAR 15 HORAS”: CONTRIBUIÇÕES DA MUSICOTERAPIA PARA AS VIVÊNCIAS QUOTIDIANAS E O BEM - ESTAR SUBJETIVO DE ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Musicoterapia, adolescentes, bem-estar


PÁGINAS: 174
RESUMO:

 

A musicoterapia é uma prática cientificamente comprovada que tem mostrado sua eficácia no processo de desenvolvimento do ser humano, levando em consideração toda a sua subjetividade. Esta pesquisa buscou analisar as contribuições da musicoterapia na promoção do bem-estar subjetivo de adolescentes em contexto de acolhimento institucional, compreendendo a casa de acolhimento enquanto contexto de desenvolvimento. Os objetivos específicos foram: averiguar as percepções dos participantes sobre a vivência quotidiana do acolhimento institucional; avaliar o bem-estar subjetivo dos adolescentes; descrever o desenvolvimento em domínios específicos a partir das sessões de musicoterapia e identificar as contribuições de sessões musicoterápicas para a vivência do acolhimento institucional e bem-estar subjetivo dos participantes da pesquisa. Participaram do estudo 16 adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade. A base teórica adotada foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Úrie Bronfenbrenner. que compreende o desenvolvimento humano como resultado de processos de interação que ocorrem entre um ser ativo em seu próprio processo desenvolvimental e as pessoas, símbolos e objetos de seu ambiente imediato. Como estratégia metodológica foi adotada a inserção ecológica, adequada para pesquisas desenvolvimentais que ocorrem nos ambientes onde os processos em estudo ocorrem. Portanto, a inserção ecológica foi realizada durante 12 meses na casa de acolhimento da cidade, sendo realizadas sessões de musicoterapia com os adolescentes durante 6 meses. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados: ficha musicoterápica, Individualized Music Theapy Assessement (IMTAP), escalas de avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes, vídeo, roteiro de entrevista, escala de bem-estar com emojis e diário de campo. Os dados foram analisados de acordo com as especificidades de cada instrumento. Os resultados encontrados indicaram que os adolescentes têm percepções positivas e negativas sobre as vivências quotidianas na casa de acolhimento. As escalas de bem-estar subjetivo indicaram bons níveis de bem-estar. Quanto ao desenvolvimento dos participantes nos domínios definidos previamente para análise, os adolescentes apresentaram desenvolvimento significativo em todos eles. Finalmente, os resultados indicaram que as sessões de musicoterapia contribuíram tanto para trazer alegria e leveza ao quotidiano dos participantes quanto para o seu bem-estar subjetivo. Espera-se que estes resultados sejam úteis no delineamento de políticas públicas voltadas para pessoas em situação de acolhimento, ao evidenciar que a musicoterapia pode colaborar para a manutenção do bem-estar de pessoas em situação de acolhimento institucional.

 

 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Externa à Instituição - THACIANA ARAUJO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 12:58
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