A INTERAÇÃO DE BEBÊS COM O RIO TAPAJÓS: CONTRIBUIÇÕES DO CONTATO COM A NATUREZA AO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
Desenvolvimento Infantil; Comportamento Infantil; Natureza; Saúde da Criança.
O desenvolvimento da criança não depende apenas da maturação do sistema nervoso central, mas também de outros fatores: biológicos, relacionais, afetivos, simbólicos, contextuais e ambientais. Nesse contexto, o desenvolvimento neuropsicomotor pode ser potencializado com o contato com a natureza, o qual se caracteriza como qualquer interação humana com um ambiente biofísico, sistema que inclui flora, fauna e formas geológicas. Esta pesquisa tem o interesse em compreender a interação dos bebês com a natureza por meio do rio Tapajós. Além disso, busca-se traçar o perfil sociodemográfico da família; identificar a fase do desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês; descrever a interação dos bebês em contato com a natureza e averiguar as percepções dos pais ou cuidadores sobre o contato com a natureza na ocupação do Vista Alegre do Juá. Participarão da pesquisa os bebês e os cuidadores com faixa etária de 0 anos a 3 e pais e cuidadores acima de 18 anos que sejam moradores da ocupação, tendo uma amostragem por conveniência. A investigação deste estudo caracteriza-se por uma abordagem multimétodos, tendo como análise numérica descritiva, inferencial e análise semântica de texto. Quanto aos instrumentos para coleta de dados são: ficha de entrevista semiestruturada sociodemográfica, teste Denver II, entrevista semiestruturada para a percepção dos pais ou cuidadores acerca da contribuição do contato com a natureza ao desenvolvimento infantil e método de observação, utilizando o registro de eventos. A pesquisa tem como etapas a apresentação do projeto e ação em saúde, com palestras, banners sobre o desenvolvimento infantil; entrevista semiestruturada sobre os aspectos sociodemográficos da família; avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e entrevista gravada acerca da percepção dos pais ou cuidadores sobre o contato com a natureza e o desenvolvimento infantil. Vale ressaltar, para os resultados gerais, esperamos compreender a interação dos bebês em contato com a natureza, bem como refletir sobre a importância desse contato desde os anos iniciais de vida.