Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSANE MARINHO LAGES

DISCENTE : SUSANE MARINHO LAGES
DATA : 28/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/hwf-mmxm-ico

PERFIL DO PERCURSO ACADÊMICO DE DISCENTES DO INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Educação Superior. Trajetória Acadêmica. Amazônia

A Ufopa foi criada em 2009, no contexto de expansão e interiorização do ensino superior organizado e mantido pelo governo federal. Com sede em Santarém, consagrou-se como primeira universidade localizada no interior da Amazônia. A Ufopa, desde sua criação, é composta por institutos voltados para áreas específicas do conhecimento. Entres as unidades acadêmicas, o Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) é voltado para as áreas das Ciências Agrárias e Biotecnologia, com a oferta dos seguintes cursos: bacharelados em Agronomia, Biotecnologia, Interdisciplinar em Ciências Agrária, Engenharia Florestal e Zootecnia. Durante os anos de 2011 a 2017, período abordado neste trabalho, 1.293 discentes ingressaram nos cursos ofertados no Ibef. Entretanto, a taxa de conclusão entre os ingressantes nesse período foi de 47,25%, enquanto a de cancelamento dos cursos foi de 39,59%. Os percentuais demonstram que menos da metade dos discentes concluem a graduação e, ao mesmo tempo, há uma elevada taxa de desvinculação dos cursos. Diante dessa situação, esta pesquisa tem por objetivo analisar o percurso acadêmico vivenciado pelos discentes dos cinco cursos vinculados ao Ibef, ingressantes no período de 2011 a 2017. O estudo terá caráter descritivo, com abordagem qualiquantitativa. As informações de acesso restrito referentes aos discentes e aos cursos foram obtidas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Os dados obtidos serão analisados por meio de estatística descritiva e os resultados apresentados em gráficos. Com os resultados obtidos, espera-se identificar o perfil acadêmico dos discentes e, desta forma. subsidiar o Ibef na elaboração de ações que possibilitem elevar o número de sucesso acadêmico dos discentes.

Presidente - 1964235 - HELIONORA DA SILVA ALVES
Externo à Instituição - JOANA D ARC DE VASCONCELOS NEVES - UFPA
Externo ao Programa - 2161642 - RAFAEL RODE - UFOPAInterno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 27/03/2024 09:19