A PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO AMAZÔNICA: ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ E A GESTÃO DE RECURSO CENTRALIZADO PROAP
Recursos na pós-graduação. Business Intelligence. Governança
O trabalho apresenta um estudo sobre a Inovação na Administração Pública e a relação com o a Educação Superior do Brasil, usando como referência a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e propõe novas formas de otimizar a gestão, acompanhamento e uso dos recursos financeiros da Pós-Graduação neste estudo de caso. A abordagem metodológica ocorreu de forma qualitativa, com uso de uma base bibliográfica e documental, e auxílio de informantes qualificados (coordenação e secretarias dos programas de Pós-Graduação, Diretoria de Pós-Graduação, Diretoria de Planejamento e Diretoria de Avaliação e Informações Institucionais da Ufopa). No aspecto teórico destaca-se as limitações financeiras no financiamento da Educação Superior, direcionada a Pós-Graduação no Brasil, somado as limitações internas na aplicação dos recursos; no aspecto prático a instrumentalização para uso dos recursos e, com isso, impactar, de forma positiva, o uso de recursos por docentes e discentes, o que repercutirá de forma positiva na sociedade. Há pouca literatura que análise e discuta a inovação na gestão de recursos na Pós-Graduação, somado a isso identifica-se entraves para o avanço da inovação na gestão pública federal nessa área, e isso ganha maior relevo pois ao longo do tempo vê-se oscilações, no financiamento da educação superior pública e isso impacta a pós-graduação com a redução da aplicação de recursos. Assim o estudo apresenta a proposição de um manual e painel informativo online utilizando sistemas Business Intelligence (BI) para o acompanhamento do uso dos recursos; auxílio aos programas de Pós-Graduação no uso dos seus recursos financeiros, como elemento de gestão e inovação no setor educacional público federal, e Governança pública.