Banca de QUALIFICAÇÃO: IOLANE CRISTINA DE BRITO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IOLANE CRISTINA DE BRITO PEREIRA
DATA : 12/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

SAÚDE BUCAL E EXPOSIÇÃO AO MERCÚRIO: AVALIAÇÃO DE ÍNDICE CPO-D E DE ALTERAÇÕES SALIVARES EM MORADORES DA REGIÃO RIBEIRINHA DO TAPARÁ, SANTARÉM (PA).

 


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde Bucal; Índice CPO-D; Alterações Salivares; Mercúrio


PÁGINAS: 41
RESUMO:

O mercúrio é um metal líquido, pesado, branco-prateado, inodoro e de fácil volatilização, podendo apresentar-se de formas destintas na natureza: mercúrio metálico, sais inorgânicos de mercúrio e mercúrio orgânico. Estes se diferenciam pelos aspectos toxicológicos de absorção, transporte, excreção e pelas características clínicas apresentadas pelo paciente. Na região Norte, a intoxicação por metilmercúrio (MeHg) possui um caráter endêmico, principalmente devido à atividade de mineração ilegal, que utiliza o Hg na separação do ouro de seus sedimentos, sendo essa uma grande fonte de contaminação ambiental para a região. A exposição ao mercúrio é um problema de saúde pública na região Amazônica e a maioria das alterações de saúde decorrentes desta exposição encontradas na literatura, estão relacionados a alterações neurológicas, sistema hepático, renal e endócrino, e apenas evidências cientificas de estudos com modelos animais, da exposição crônica ao mercúrio apresentando danos à saúde bucal, como: alterações na composição salivar e no órgão dental. Considerando a escassez de estudos e a necessidade de mostrar os efeitos da exposição ao mercúrio sobre a cavidade oral no homem, o objetivo desse estudo será avaliar os efeitos da exposição ao mercúrio sobre aspectos da saúde bucal em moradores da região ribeirinha do Tapará (Santarém, Pará). Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Serão incluídos no estudo de 100 a 200 moradores residentes na comunidade do Tapará de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, selecionados por conveniência, que aceitem participar da pesquisa. Serão realizadas diferentes análises bioquímicas e sorológicas a partir de amostra de sangue humano: Hemograma completo, Glicemia, Hemoglobina Glicada, Ureia, Creatinina, Colesterol, Triglicerídeos, Proteína C Reativa, TGO (Transaminase Glutâmico Oxalacética), TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica), Gama GT e Fosfatase Alcalina. O perfil epidemiológico bucal será avaliado através da avaliação do índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD). Em relação a bioquímica da saliva, serão feitas análises: peroxidação lipídica, amilase, PH e sialometria. Será reportada as estatísticas descritivas (média, mediana e desvio padrão) e frequência dos valores absolutos, percentuais e significância estatística entre o fluxo salivar e os grupos etários. Para a verificação da existência de normalidade dos dados, será utilizado o teste Shapiro-Wilk. Serão aplicados testes específicos de para avaliar a associação entre a variável dependente (nível de Hg) e Indice CPO-D. O nível de significância estatística adotado para todos os testes será de 5% (p<0,05).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2383596 - HELOISA DO NASCIMENTO DE MOURA MENESES
Externa ao Programa - ***.593.602-** - FRANCIANE DE PAULA FERNANDES - UEPA
Externa ao Programa - 2210058 - MARINA SMIDT CELERE MESCHEDE - UFOPA
Notícia cadastrada em: 05/07/2023 12:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa