Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA PALMA AMORIM

DISCENTE : ANGELA PALMA AMORIM
DATA : 27/11/2023
LOCAL: https://classroom.google.com/c/NjM4MjQ4NTUxNDI5?cjc=r6gn5ih

ATIVIDADE ANALGÉSICA e MECANISMO DE AÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Pectis Elongata KUNTH (ASTERACEAE)

Analgesia, Pectis elongata, óleo essencial, dor

Pectis elongata Kutnth, Asteracea, é uma planta de porte herbáceo, cultivada e comercializada em feiras livres de Santarém, Pa, Brasil, para uso alimentar ou medicinal. É uma espécie aromática, rica em óleo essencial, com dois quimiotipos identificados até o momento: citral e aldeído perila, componentes com reconhecida atividade antimicrobiana, vasodilatadoras, anticarcinogênicas, antidepressiva, antioxidante, anti-inflamatória e sedativa. No presente estudo, nosso objetivo é determinar a composição química do óleo essencial de P. elongata (OEPe) coletado na cidade de Santarém, e determinar seu mecanismo de ação antinociceptiva, por meio de diferentes mecanismos de inibição álgica. Para isso, as folhas de P. elongata (100 g/L) foram submetidas à hidrodestilação, resultando em rendimento de 1% em óleo essencial. A análise da composição química foi realizada por Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas. O efeito analgésico do OEPe (200, 300 e 400 mg Kg-1), administrado por via oral, será avaliado por meio dos testes da formalina, e placa quente. Tais efeitos serão modulados pela administração de antagonistas e/ou inibidores de receptores/vias que modulam a transmissão nociceptiva, tais como: atropina, ioimbina, naloxona e L-NAME. Como modelos experimentais, serão utilizados um total de 90 (noventa) camundongos machos, albinos, da linhagem Swiss, com peso entre 25-30 g, e idade aproximada de dois meses. Os animais são provenientes do biotério da Universidade Estadual do Para (UEPA), Campus Santarém, onde permanecem alojados em gaiolas de contenção de polipropileno, com ciclo claro-escuro de 12h, temperatura ambiente de 22°C ± 2 e com comida e água à vontade. Com o bloqueio de vias de sinalização da dor, poderemos sugerir a possível via utilizada pelos constituintes presentes no OEPe, na redução da algesia. A presente pesquisa leva em consideração dados etnobotânicos e farmacológicos já descritos para P. elongata. Como resultado, esperamos validar o uso desta planta por comunidades tradicionais; fornecer alternativas terapêuticas, com eficiência e segurança comprovadas, além de gerar subsídios para a elaboração de potenciais bioprodutos, contribuindo para a bioeconomia local. Os protocolos experimentais somente serão desenvolvidos após avaliação e aprovação pelo Comitê de Ética com Uso de Animais, da Universidade Federal do Oeste do Pará (CEUA-UFOPA).

Presidente - 1190556 - RICARDO BEZERRA DE OLIVEIRA
Interno - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA