Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO VITOR CASTRO PIRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO VITOR CASTRO PIRES
DATA : 01/12/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Sala 101 C do Bloco NSA na Unidade Tapajós
TÍTULO:

Avaliação neurológica funcional em pacientes com Neurotoxoplasmose portadores de imunodeficiência pelo HIV no oeste do Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

Infecções Sexualmente Transmissíveis; HIV; Toxoplasmose Cerebral.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um lentivírus que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (acquired immune deficiency syndrome - aids), responsável por uma deterioração progressiva do sistema imunológico afetando as defesas imunológicas do corpo humano, tornando o progressivamente mais suscetível a infecções e doenças oportunistas,como por exemplo a Neurotoxoplasmose, uma das principais infecções oportunistas queacomete esse paciente imunocomprometido, evidenciando muitas das vezes um quadro clínico compatível com encefalite, apresentando sintomas como: rigidez do pescoço e costas, amnésia, paralisia, fraqueza muscular e convulsão. Objetivo: Avaliar a funcionalidade de pacientes adultos imunodeprimidos por infecção pelo HIV com diagnóstico de Neurotoxoplasmose no âmbito hospitalar no Oeste do Pará. Metodologia: trata-se de uma pesquisa experimental, transversal de análise quantitativa; sendo realizada através de uma coleta de dados utilizando questionários e escalas de avaliação; dentro do ambiente ambulatorial e hospitalar especializadode atendimento público no Oeste do Pará, no município de Santarém. Resultados Esperados:através desta pesquisa espera-se a realização de um panorama do cenário neurológico de pacientes imunodeprimidos com Neurotoxoplasmose; a possibilidade de publicação reverberando assim em políticas públicas, assim como o reconhecimento e aprimoramento das estratégias em saúde sobre estes temas na atenção hospitalar ou ambulatorial. Considerações finais: dessa forma evidencia-se uma pesquisa promissora, afim de retratar uma população regional abrangendo suas especificidades e peculiaridades, na qual será possível compreender e entender a relação da doença com as alterações possíveis e de qual maneira avaliar e analisarmelhor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Interno - 1243405 - THALIS FERREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - DALIANE FERREIRA MARINHO
Notícia cadastrada em: 24/11/2023 17:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa