Banca de QUALIFICAÇÃO: IATA ANDERSON FERREIRA DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IATA ANDERSON FERREIRA DE ARAÚJO
DATA : 17/08/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/solange-helena-ximenes-rocha

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO DE EDUCADORES EM CONTEXTOS DE COLABORAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE-ESCOLA NO OESTE DA AMAZÔNIA PARAENSE

Colaboração escola-universidade-escola. Desenvolvimento profissional contínuo. Práticas colaborativas. Pesquisa Narrativa

O diálogo entre universidade e escola, em grande medida foi/é marcada por relações verticalizadas. No intuito de desconstruir a perspectiva relacional, o coletivo do Formazon/ICED/UFOPA vem num movimento de estabelecimento de relações horizontalizadas e democrática com as escolas parceiras da educação básica, no âmbito dos projetos institucionais desenvolvidos. O presente projeto de tese de doutorado visa analisar os processos de desenvolvimento profissional contínuo no contexto colaboração escola-universidade-escola no Oeste da Amazônia Paraense, no âmbito desse coletivo com vistas a responder o seguinte questionamento: em que termos as práticas de colaboração universidade-escola são indutoras de transformações das práticas educativas e de desenvolvimento profissional dos educadores/colaboradores envolvidos em projetos de parceria colaborativa universidade-escola, no Oeste da Amazônia Paraense? Tem como contexto investigativo as práticas de colaboração desenvolvidas no âmbito dos Projetos do Formazon, onde defendo a tese que: As experiências de colaboração escola-universidade-escola desenvolvidas no âmbito dos projetos do Formazon, constituídas em espaços e tempos de formação pautados em relações democráticas, horizontalizadas e de inclusão, são indutoras de processos de desenvolvimento profissional contínuo, orientados para a ressignificação das práticas educativas. A pesquisa é de natureza qualitativa e está delineada epistemologicamente à Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011). Os participantes da pesquisa serão os colaboradores dos projetos, como: educadores das escolas parceiras e da universidade, estudantes da graduação e pós-graduação. No processo de produção dos dados pesquisa utilizaremos os seguintes instrumentos, nomeados por textos de campo: documentos, notas de campo, diário de pesquisa, entrevistas e fotografias. Considerando o processo analítico do material empírico, ele será realizado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016), com suporte do software IRaMuTeQ. O movimento interpretativo em espiral, preliminar, tocante aos textos de campo analisados relacionados à seção 3, revelaram a existência de alinhamento entre objetivos e organização metodológica ao longo do desenvolvimento dos projetos, que se desdobram em num conjunto de práticas escola-universidade-escola indutores de espaços-tempo para processos de desenvolvimento profissional contínuo, que no contexto da universidade envolve: aprendizagens de escrita acadêmicas e desenvolvimento de ciclos de formação; e no da escola mobiliza as(os): Práticas de formação científica nas escolas parcerias, Organização de eventos científicos escolares, Circuito de integração universidade-escola e, Implementação de Clube de Ciências e Tecnologias Digitais. Em síntese, depreendo que as práticas de colaboração escola-universidade-escola, constituídas como processos desenvolvimento profissional contínuo tem proporcionado experiências formativas diversificadas e singulares com potencialidades de transformações das práticas educativas na/das escolas parcerias dos projetos do Formazon, no Oeste da Amazônia Paraense.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 348.580.402-91 - JURACY MACHADO PACÍFICO - UNIR