Banca de QUALIFICAÇÃO: ELCILENE CATIVO DE OLIVEIRA DE SOUZA

DISCENTE : ELCILENE CATIVO DE OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 09/11/2022
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO- ICED/UFOPA

CONTO DE AUTORIA NEGRA EM SALA DE AULA: uma proposta de produto educacional sob perspectiva do letramento afro-literário

Língua Portuguesa. Literatura afro-brasileira. Leitura literária. Conto afro-brasileiro. Autoria negra.

Este trabalho apresenta o conto afro-brasileiro como instrumento de formação e educação a partir da leitura literária no currículo da Educação Básica. Tem o objetivo de analisar, elaborar e implementar práticas pedagógicas antirracistas com o apoio da literatura afro-brasileira. Para entender mais sobre o universo da literatura e as relações étnico raciais, buscou-se conhecer a legislação vigente e o suporte teórico que contou com textos dos pesquisadores: Amâncio; Gomes; Jorge (2014), Cândido (1995), Cosson (2018; 2020; 2021), Dalcastagnè (2011), Duarte (2008; 2014), Debus (2017) dentre outros de igual importância. As principais perguntas que nortearam a pesquisa foram: Por que as práticas de letramento literário são importantes para a formação leitora contínua de professores e alunos? Como as narrativas de autoria afro-brasileira podem contribuir com a desconstrução de práticas e conceitos racistas dentro e fora da sala de aula? É uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, participante, iniciada a partir de entrevistas investigativas junto a professores de língua portuguesa e alunos do 9º ano de uma escola da rede pública do estado do Amapá. Teve como procedimento de leitura e análise documentos oficiais, livros, artigos e dissertações de pesquisadores do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS; além da elaboração de proposta de produto educacional “Letramento afro-literário na prática”, hospedado em plataforma virtual do Google Sala de Aula. Os resultados deste estudo confirmaram a contribuição social, educativa da temática voltada às relações étnico-raciais no cotidiano escolar, não apenas em datas comemorativas, mas de forma permanente. E que o letramento afro-literário de professores e alunos é um importante caminho para uma educação que contemple a valorização da diversidade por meio da leitura de textos de autoria negra com vistas a potencializar a implementação da Lei Federal 10.639/2003 e da Lei Estadual 1.196/2008.

Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1776310 - LUIZ FERNANDO DE FRANCA