Banca de DEFESA: JORGE LUIZ DA SILVA GRANJEIRO

DATA : 26/04/2023
LOCAL: Campus Rondon

A TETRALIZAÇÃO DO TEXTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ensino. Escrita. Leitura. Teatralização.

Esta dissertação, que propõe uma metodologia do ensino de língua portuguesa e do teatro como ferramenta didática para a educação básica, consiste no estudo da teatralização dos textos disponíveis no livro didático da disciplina de língua portuguesa como recurso ao ensino-aprendizado de estudantes de 6.° ao 9.° ano do ensino fundamental brasileiro, com apoio de jogos teatrais de Spolin (2014) e do teatro fórum, uma das técnicas teatrais de Boal (1991). O objetivo central é potencializar a criatividade e a criticidade dos estudantes no processo de ensinoaprendizagem mediante a teatralização do texto. A proposta se divide em teoria teatral, (re)conhecimento didático e fundamentação da ação prática teatral. Explanase o conceito e a história do teatro para que se possa conhecer a ampla definição do termo e compreender o processo histórico pelo qual passou o teatro mundial e brasileiro. Segue-se com a abordagem às metodologias aplicadas por professores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e do teatro nas salas de aulas. E finaliza-se com a ação prática através de jogos e técnicas teatrais. É uma proposta que visa à intervenção em leitura, interpretação e produção de texto a partir da teatralização de textos presentes no livro didático de língua portuguesa.

Presidente - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA