Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BETANIA FERREIRA ARAUJO

DISCENTE : ANA BETANIA FERREIRA ARAUJO
DATA : 31/07/2023
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO- ICED/UFOPA

A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EJA:  UMA PROPOSTA DE LEITURA DOS CONTOS DE MILTON HATOUM.

Língua Portuguesa. Educação de Jovens e adultos. Leitura literária. Literatura de expressão amazônica. Milton Hatoum.

Este trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de dissertação do Mestrado, em andamento, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS ofertado em rede nacional aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, que buscam formação continuada para melhorar o exercício da docência e a qualidade do ensino no país.  A temática escolhida volta-se para o estudo sobre a leitura literária nas aulas de língua materna, por entender que esta é uma grande aliada na formação de um cidadão que seja capaz de entender e interagir no mundo em que vive. Assim, a pesquisa participante tem por objetivo contribuir para a formação de leitores literários na Educação de Jovens e Adultos – EJA, com base na obra Cidade Ilhada, coletânea de contos de Milton Hatoum. Para o desenvolvimento da pesquisa foi preciso dividi-la em dois momentos: O primeiro, a pesquisa bibliográfica, tendo como destaque os principais autores que versam sobre EJA, literatura literária e de expressão amazônica, como Loureiro (2000), Castilho (2011), Britto (2015), Fernandes (2004), Koch (2015), Silva (1997), Solé (1998), Zilberman (2009),  Freire (1987 e 1996) e Souza (2008 e 2009), além de busca eletrônica em sites como Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e repositório do Profletras Nacional. O segundo momento trata-se da pesquisa de campo desenvolvida em duas turmas de 4ª etapa da EJA, que funcionam na Escola E. E. F. e M. Ezeriel Mônico de Matos, localizada na cidade de Santarém, estado do Pará. Para traçar o perfil desses alunos quanto à prática da leitura de textos literários foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas. Como resultado preliminar desse levantamento, constatou-se que dos 34 alunos matriculados nas turmas, mais de 50% não conhecem os escritores da região. Com base nesses dados será proposta uma intervenção adaptada das oficinas “Contos para acordar e encantar” (Rodrigues, 2020). Espera-se, com esse trabalho, que os alunos da Eja possam perceber o quanto a leitura de texto literário contribui para a sua formação enquanto pessoas.

Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS