Banca de DEFESA: ELCILENE CATIVO DE OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELCILENE CATIVO DE OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 25/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO- ICED/UFOPA
TÍTULO:

 

 

O LETRAMENTO AFRO-LITERÁRIO A PARTIR DE CONTOS DE AUTORIA NEGRA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura afro-brasileira. Letramento. Conto. Autoria negra. Ambiência racial.

 

 


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Este trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura afro-brasileira para o fortalecimento de práticas antirracistas dentro e fora da sala de aula e, de forma mais específica, apresenta uma proposta de produto educacional voltado para professores, de três escolas da rede pública amapaense, com intuito de fomentar a inserção da leitura literária de contos de autoria negra, nas aulas de língua portuguesa do 9º ano da Educação Básica. O objetivo geral é investigar as potencialidades de diálogo entre a literatura afro-brasileira e a educação para as relações étnico-raciais, à luz da pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada em documentos oficiais, entrevistas, cursos, lives e, especialmente, na produção de AMÂNCIO (2014), CANDIDO (1995), DALCASTAGNÈ (2011), DUARTE (2008; 2014), DEBUS (2017) GIROTO E SOUZA E (2010), COSSON (2018; 2020; 2021), SOLÉ (1998) dentre outros. O problema de pesquisa buscou com este estudo, saber: Como os contos de autoria afro-brasileira podem contribuir com a desconstrução de práticas e conceitos racistas dentro e fora da sala de aula? Por que as práticas de letramento literário são importantes para a formação leitora contínua de professores e, consequentemente, de alunos? A metodologia adotada para a proposta de produto educacional consistiu em uma oficina de letramento afro-literário a partir da sugestão de sequências básicas e formação de círculos de literatura, com base nos contos: “Pai contra mãe”, de Machado de Assis; “O filho de Luísa”, de Joel Rufino dos Santos”; “Alicerce”, de Geni Guimarães; “O tapete voador”, de Cristiane Sobral; “A mulher maravilha”, de Bianca Santana; e na produção literária dos amapaenses Esmeraldina dos Santos, com “O sonho de uma menina”; “De amor e de fé”, de Ângela Nunes; e “O escolhido”, de Manoel Bispo. Dentre os resultados intencionados para a formação continuada para professores, propusemos a “Oficina de Letramento afro-literário na prática” (Produto Educacional), hospedada na plataforma virtual do Google Sala de Aula, alicerçada na possibilidade da construção de referenciais de combate à discriminação e no respeito às diferenças, a partir do letramento afro-literário de professores e, consequentemente, de alunos. Assim, potencializando a implementação da Lei Federal nº 10.639/2003 e da Lei Estadual nº 1.196/2008, com ações efetivas de ambiência racial nas nas escolas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS
Externa à Instituição - PIEDADE LINO VIDEIRA - UNIFAP
Notícia cadastrada em: 07/07/2023 16:53
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