Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSA MARIA TEIXEIRA TAVARES

DISCENTE : ROSA MARIA TEIXEIRA TAVARES
DATA : 18/09/2023
LOCAL: Webconferencia - Google meet

O ENSINO- APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA MEDIANTE A INTEGRAÇÃO ENTRE ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E REFLEXÃO LINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DE ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Língua Portuguesa; Gêneros discursivos; Atividades didáticas integradas; Dialogismo; Responsividade.

Repensar o ensino de Língua Portuguesa, não é, tão somente necessário, é sobretudo, improtelável. O quadro que se perpetua é alarmante e precisa ser repensado com urgência. Apesar de haver várias reflexões nesse sentido, observa-se que ainda predomina nos espaços escolares, práticas que não consideram o caráter sócio-histórico da língua, nem tampouco, o sujeito como ser socialmente constituído. É por ter esta percepção, e principalmente, por almejar uma transformação no ensino, que me proponho a refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa, em consonância com estudiosos que se dispõem a (re)pensarem novas formas de ensinar. Nesse sentido, este trabalho tem como principal objetivo, contribuir com as reflexões sobre o ensino de Língua portuguesa, através da seguinte investigação: de que forma uma ação didática desenvolvida por meio dos gêneros discursivos orais e/ou escritos contribui para a ampliação das capacidades linguístico-discursivas dos sujeitos, assim como, com o aumento de sua responsividade e criticidade. A pesquisa se deu por meio de “Ações Didáticas Integradas (ADIs)”, concebidas por Moura (2017), que se concretizam através do entrelaçamento entre atividades de leitura, escrita, oralidade e reflexão linguística, numa perspectiva interacionista/dialógica de linguagem, de forma cíclica, sem que haja a sobreposição de uma sobre a outra. Foi desenvolvida com alunos do ensino fundamental, em situações reais discursivas e interacionistas. A metodologia usada foi a participante de Tozoni-Reis (2010), numa abordagem, qualitativa, que permite a ação/reflexão dos sujeitos envolvidos, maior envolvimento entre os participantes, e, sobretudo, a possibilidade de interpretação e análise dos dados de forma mais reflexiva. As reflexões ocorreram de acordo com as bases teóricas de Bakhtin (1997,2006,2010,2016), Fiorin (2022), que consideram o dialogismo e o interacionismo da linguagem, por meio dos gêneros discursivos em situações reais de usos, além do caráter dialógico dos enunciados. Ancoro ainda, em autores como Moura (2017,2018,2019) que compreende a linguagem como artefato ideológico e sócio-histórico, não sendo possível a sua desvinculação dos contextos e ideológicos. Além disso, considero as abordagens de pesquisadores como Marcuschi, (2008), Kleiman (2002,2007), Rojo (2009,2015), Antunes (2003,2009,2017), Koch e Elias (2013), Street (2014), dentre outros que concebem a linguagem nesse dialogismo sócio-histórico, visando a um letramento, que seja, de fato, social. Dessa forma, a partir das análises dos dados, ficou evidente a importância das ADIs para a ampliação gradativa, das habilidades linguístico-discursivas dos falantes, assim como, para o desenvolvimento de sua autonomia crítica e responsiva, nos mais diversificados meios sociais. Isto foi constatado, visto que, os alunos participaram das atividades de leitura, escrita, oralidade e refletiram linguisticamente sobre todas elas, por meio de ações interligadas em contextos reais de interação, assim como é concebida a linguagem em seus mais diversos aspectos, nessa pesquisa.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA