Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANEIDE DA SILVA PAIXÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANEIDE DA SILVA PAIXÃO
DATA : 30/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferencia - Google meet
TÍTULO:

ATIVIDADE DIDÁTICA INTEGRADA: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR


PALAVRAS-CHAVES:

Atividades Didáticas Integradas, Ensino de Língua, Interdisciplinaridade, letramento, dialogismo.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Vinculado ao Grupo de Estudos Linguísticos: Texto, Discurso e Ensino – GELTDE e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS, esta pesquisa além de trazer reflexões acerca do ensino de língua em perspectiva interdisciplinar, dialógica, interativa e reflexiva, discute também sobre gêneros discursivos e ensino a partir das Atividades Didáticas Integradas (ADIs) – criação de Moura (2017), informada por princípios da Teoria de Bakhtin. Acreditando que os gêneros discursivos são a amálgama de elementos capazes de extrapolar o contexto da sala de aula, explorar a dimensão social da língua na perspectiva do letramento, ampliar as capacidades linguísticodiscursivas dos estudantes e capacitá-los para interagir, intervir e transformar a sociedade por meio da linguagem, apresentamos e discutimos dados e evidências que corroboram à consolidação das potencialidades das ADIs como proposta metodológica eficiente na didatização e realização do trabalho pedagógico para o ensino de língua, integrando ciclicamente atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística. O corpus analisado fora obtido por meio de coleta de dados em cinco projetos desenvolvidos em pesquisas já publicadas sobre as ADIs – Coelho (2018), Paiva (2019), Sardinha(2020), Almeida (2021), Maciel (2022) – e nos dados produzidos e coletados no decorrer das ações do Projeto de Intervenção “Cá entre nós,...” que desenvolvemos com os alunos do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental da EMEIEF Artur Pessoa, unidade de ensino da área rural do município de Altamira-PA – fato este que confere à pesquisa, quanto ao método, a característica de participante. A discussão tecida é fundamentada prioritariamente na teoria de Bakhtin (1981, 2010) e nos estudos de outros pesquisadores como Marcuschi (2007), Kleiman (2002), Koch e Elias (2010), Rojo (2002), Antunes (2003), Geraldi (1997, 2012, 2003) e Moura (2021, 2018, 2017, 1978) que, como Bakhtin, consideram a lingua(gem) atividade cognitiva, social e histórica, e ajudam na compreensão e realização das ADIs. Como resultado, concluimos que à medida que concebe o dialogismo dos gêneros discursivos e opera o ensino dos eixos leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística ciclicamente, as ADIs se consolidam como a ferramenta didática capaz de auxiliar na formação de sujeitos responsivos, potencializada pela interdisciplinaridade que lhe é inerente


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Externo à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI
Notícia cadastrada em: 14/10/2023 06:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa