Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA TAVARES LOPES

DISCENTE : ANA PAULA TAVARES LOPES
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Santarém via mete

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM O GÊNERO LETRA MÚSICA POPULAR PARAENSE.

Língua; variação; música; ensino.

Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa/participativa que pretendeu analisar a problemática: O trabalho de análise com o gênero textual letra de música popular paraense pode permitir a compreensão do fenômeno da variação linguística e desenvolver o ensino de LP no ensino fundamental tornando-o mais significativo? Tendo por objetivo geral, verificar de que forma o trabalho com a letra de música popular paraense pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa e facilitar a compreensão do fenômeno da variação linguística e desenvolver o ensino de LP no ensino fundamental tornando-o mais significativo, no âmbito do Ensino Fundamental II, especificamente com uma turma de 7o ano, 20 alunos, da Escola Nôr Michel Gantuss, situada no bairro da Liberdade, da cidade de Alenquer. Determinando a maneira como é tratado o fenômeno das variação linguística no âmbito escolar, pois esta deve ser entendida como um fenômeno natural da língua e que constitui a identidade do falante. Centrando nos estudos sociolinguísticos de Labov (1972), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2020) e gênero Marcuschi, L (2008). A metodologia da pesquisa se deu por meio de um conjunto de atividades propostas e organizadas em etapas para obtenção e análise dos aspectos e dos dados da pesquisa, e a descrição dos resultados. Durante a metodologia interventiva foram utilizadas músicas populares paraenses por apresentam expressões variáveis comuns ao cotidiano do falante paraense. Desse modo, acredita- se que a análise dos aspectos semânticos lexical encontrados nessa modalidade escrita deve levar o aluno a reflexão sobre a língua que constitui sua identidade linguística. É papel da escola desenvolver e ampliar a competência linguística do aluno e o trabalho com a variação busca permitir e viabilizar esse processo, seria um caminho para levar a reflexão sobre a língua em uso - Funcionalismo. Os resultados esperados estão em consonância com os objetivos propostos e da relevância da necessidade de dispor de propostas que possam auxiliar no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa que é um dos objetivos do PROFLETRAS – UFOPA. O sujeito deve se perceber como agente falante de uma variedade da linguagem dentro da sua língua, e não de uma maneira “errada” de acordo com uma forma. Pesquisas relacionadas a área de linguagem são importantes no cenário da Amazônia, principalmente porque a Língua faz parte da nossa identidade local, nossa cultura, nosso jeito paraense de ser dentro desta nação tão plural.

Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interna - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA