Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEOMARA CRUZ GOMES

DISCENTE : CLEOMARA CRUZ GOMES
DATA : 06/12/2023
LOCAL: Webconferencia - Google meet

O TEMA “SAÚDE MENTAL NA ESCOLA” EM GÊNEROS DISCURSIVOS: UMA INTEGRAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DE LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Atividades Didáticas Integradas; Gêneros discursivos; Leitura; Língua Portuguesa; Saúde Mental.

O presente projeto visa um estudo a respeito do tema “Saúde Mental na escola” em gêneros discursivos, realizado com alunos de 8º ano de uma escola de Rede Pública no município de Parintins-Amazonas, no ensino da Língua Portuguesa. Essa temática propõe desenvolver atividades de integração participante em leitura, oralidade e escrita, a partir das Atividades Didáticas Integradas (ADIs), a fim de entender o funcionamento da língua nas mais diversas interações sociais e comunicativas. E como analisar essa temática em gêneros textuais discursivos, para ampliar a capacidade de leitura, oralidade e escrita dos estudantes durante o processo? Observou-se a necessidade de alargar noções interacionistas entre o professor e os discentes no que concerne às perspectivas de saúde mental, tendo em vista os casos de depressão, ansiedade e mutilação no contexto escolar. Para Bakhtin, o tema da enunciação é determinado não só pelas formas linguísticas, mas também pelos elementos não verbais da situação. Tem como objetivo estudar as razões pelas quais os gêneros discursivos acerca da Saúde Mental na Escola contribuem para a ampliação da capacidade argumentativa e produtiva dos alunos de 8º ano do ensino fundamental, a partir dos métodos desenvolvidos pelas Atividades Didáticas Integradas (ADIs). Trata-se de uma pesquisa de intervenção participante em que os dados são discutidos, refletidos, apropriados e ressignificados pelo grupo de alunos e o docente, podendo transformar, gradativamente, os conhecimentos adquiridos na pesquisa em novas técnicas de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Dessa maneira, a primeira seção foi à pesquisa bibliográfica a nível teórico e exploratório, nos quais destaco Bakhtin (1997, 2011, 2016), Marcuschi (2010) e Moura (2017, 2019), além de utilizar materiais disponíveis nas plataformas Scielo e Google Acadêmico a respeito do tema da pesquisa. A segunda seção apresenta detalhadamente os procedimentos metodológicos e organização da proposta de intervenção com atividades diversificadas referente ao tema, onde retrataram acerca dos cuidados e a importância da saúde mental no âmbito social e escolar. A última seção especificou a relação entre a professora-pesquisadora e os alunos tendo como relevância a temática analisada, em que os discentes desenvolveram práticas a partir de leitura, oralidade e escrita por meio de textos, vídeos, palestra, roda de conversas e produções escritas, com uma proposta de elevar o processo discursivo-argumentativo dos estudantes a fim de proporcionar uma dinâmica interativa em sala de aula. Portanto, as Atividades Didáticas Integradas-ADIs contribuíram para a reflexão de um único tema em diversos gêneros textuais. Nessa perspectiva, é relevante que o método estudado nesta pesquisa, seja explorado com atividades representativas e dinâmicas, o qual possibilite ao sujeito um posicionamento de forma crítica e responsivo aos fatores da sociedade.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS