Banca de QUALIFICAÇÃO: SENIRA NIFAELA CUNHA DE SOUZA

DISCENTE : SENIRA NIFAELA CUNHA DE SOUZA
DATA : 06/12/2023
LOCAL: Webconferencia - Google meet

(INTER) AGINDO RESPONSIVAMENTE ATRAVÉS DE GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DAS ADI’S

Ensino; Gêneros Discursivos; ADI’s; Responsividade; Textos Multissemióticos

Esta pesquisa desenvolveu-se a partir dos gêneros do discurso e das Atividades Didáticas Integradas. O estudo tem como objetivo investigar de que modo uma proposta de ensino com base nas Atividades Didáticas Integradas (ADI’s), considerando os gêneros discursivos multissemióticos, pode contribuir com a ampliação do potencial linguístico-discursivo dos alunos. Arcabouço teórico do trabalho se apoia nos estudos acerca dos gêneros do discurso e responsividade, nos quais a principal referência é Mikhail Bakhtin; nas Atividades Didáticas Integradas (leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística), de autoria do professor Heliud Moura; e no que tange aos temas letramento e gêneros multissemióticos, nos estudos de Roxane Rojo, Magda Soares e Brian Street. O trabalho com os gêneros multissemióticos se deve ao fato de que as múltiplas linguagens sempre estiveram presentes na comunicação humana, porém com advento da tecnologia a presença desse gênero se intensificou. Nesse sentido, faz-se necessário propor ações didático-pedagógicas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de língua que contemplem esse tipo de texto para a ampliação dos letramentos a fim de viabilizar ao aluno um aprendizado que lhe propicie uma participação crítica e efetiva nas práticas sociais. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo; para coleta dos dados, recorreu-se à pesquisa participante, que como o próprio nome sugere, implica necessariamente a participação, tanto do pesquisador quanto dos sujeitos que estão envolvidos no processo da pesquisa. Nesse processo, as práticas de produção de conhecimento estão sempre atreladas ao projeto de intervenção. Um ponto relevante da pesquisa é aquele que tange à formação cidadã dos alunos, tendo em vista que as atividades se desenvolvem através de um tema relevante para a sociedade, por intermédio do qual eles podem refletir, questionar e simular soluções através dos gêneros discursivos. A análise dos dados (ainda sendo realizadas), mostram que um projeto de ensino organizado com base nas ADI’s e nos gêneros discursivos que circulam socialmente pode ser uma alternativa que apresenta efetividade para o ensino de língua portuguesa.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS