Banca de QUALIFICAÇÃO: CIRIA REGINA NASCIMENTO RODRIGUES

DISCENTE : CIRIA REGINA NASCIMENTO RODRIGUES
DATA : 05/12/2023
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO- ICED/UFOPA

LEITURA DE CONTOS DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA: A PERSONAGEM FEMININA NO CENÁRIO LITERÁRIO

Leitura. Leitura Literária. EJA. Contos de Expressão Amazônica. A personagem feminina.

A presente monografia, requisito para a qualificação, intitulada: Leitura de contos de expressão amazônica: a personagem feminina no cenário literário, desenvolvida no curso do mestrado profissional em letras (PROFLETRAS) é resultado das pesquisas bibliográficas, intervenções e reflexões acerca do ensino de leitura literária em sala de aula, uma vez que a literatura é um direito de todos e necessária para as significações do leitor enquanto indivíduo social. A pesquisa é direcionada a estudantes da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede municipal de ensino fundamental do município de Monte Alegre-Pará. Objetiva-se com este trabalho contribuir para que através da leitura de contos de expressão amazônica os estudantes possam ter uma leitura mais crítica e humanizada na perspectiva de proporcionar sua formação como leitor literário proficiente e crítico acerca de sua realidade. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa na linha de leitura e literatura com a etapa exploratória que consiste da revisão bibliográfica, organização e seleção do material. Nesta etapa foi construído o projeto da pesquisa e o de intervenção, assim como foi imprescindível para a construção das seções da monografia de qualificação. A segunda etapa consta do trabalho de campo; através da pesquisa participante, com a realização do trabalho conduzido pela pesquisa de intervenção que tem por objetivo a compreensão e interpretação das linguagens e temáticas apresentadas nos contos das contistas paraenses contemporâneas Maria Lúcia Medeiros e Monique Malcher, na perspectiva de proporcionar o interesse pela leitura escrita por mulheres e que falam sobre personagens femininas e, consequentemente, para o seu processo de formação como leitor literário reflexivo acerca de sua realidade, contribuindo também para que, através da leitura de contos de expressão amazônica, os estudantes possam ter uma leitura mais reflexiva sobre a realidade feminina retratada no gênero literário conto das referidas contistas. A proposta para as ações de ensino de leitura literária do projeto de intervenção baseia-se nas estratégias de leitura de Solé (1998) e da sequência básica do estudioso Cosson (2021). A terceira etapa do projeto de pesquisa consta da análise e interpretação dos materiais verificados no decorrer de todo o processo da pesquisa. O trabalho de pesquisa apoia-se nas ideias dos estudiosos que tratam sobre leitura e literatura como Andruetto (2017), Bértolo (2014), Britto (2012,2015), Candido (2011), Colomer (2007), Cosson (2021), Lajolo (2018), Machado (2021), Silva (1999,2011) entre outros.

Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1190476 - LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA