Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA DANIELE SOUSA RAMOS

DISCENTE : FRANCISCA DANIELE SOUSA RAMOS
DATA : 05/12/2023
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO- ICED/UFOPA

OS CONTOS AMAZÔNICOS EM SALA DE AULA:

Uma proposta metodológica para a promoção da leitura e a valorização cultural

Literatura Brasileira de Expressão Amazônica; Contos Amazônicos; Leitura Literária; Valorização cultural.

A presente pesquisa intitulada Os contos Amazônicos em sala de aula: Uma proposta metodológica para a promoção da leitura e a valorização cultural surgiu da necessidade de se contemplar no ensino de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental anos finais, a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica, em particular, a produção literária de escritores amazonenses e tem como objetivo geral promover a leitura de Contos Amazônicos a fim de desenvolver as  práticas de leitura dos alunos do 8º ano  do Ensino Fundamental, além de contribuir para o (re) conhecimento e a valorização  dos elementos socioculturais da região. A razão para a realização deste estudo se justifica em aproximar os escritores e a literatura amazônica do contexto escolar, uma vez que o ensino de Língua Portuguesa não deve estar dissociado do ensino de Literatura. Para alcançar os resultados pretendidos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, qualitativa e a participante. Dessa forma, pretende-se desenvolvemos um estudo contemplando os contos produzidos por escritores amazonenses, por meio de uma proposta de intervenção pedagógica realizada com os alunos do 8º ano, de uma escola localizada na zona Norte da cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Considerando a expressividade artística e literária local, houve a necessidade de delimitar esta pesquisa aos Contos Amazônicos, contemplando as obras dos contistas: Arthur Engrácio, Milton Hatoum, Astrid Cabral e Carlos Gomes. Pretende-se, portanto, a partir desta, promover o conhecimento dos escritores, de suas narrativas, de suas temáticas, refletindo-se assim, em um ensino mais significativo e mais próximo à realidade dos alunos. Os principais teóricos que embasam essa pesquisa são: Andruetto (2007), Bértolo (2014), Britto (2015/2012), Candido (2011), Colomer (2007), Lajolo (2001), Souza (2010), Loureiro (2015), Telles (2021), além de outras pesquisas realizadas no âmbito do Profletras que dialoguem com esse tema.

Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA