Banca de QUALIFICAÇÃO: JOEL DE SOUSA ALMEIDA

DISCENTE : JOEL DE SOUSA ALMEIDA
DATA : 06/12/2023
LOCAL: Campus Rondon

INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PEDRO REGALADO DE SOUSA EM PORTO DE MOZ - PÁ: AUSÊNCIA E EXCESSO DE ESPAÇO EM BRANCO, COMO INTERVIR?

Oralidade; Escrita; Hipossegmentação; Hipersegmentação; Ortografia.

Este trabalho visa observar de que forma a oralidade influencia na aquisição da escrita dos alunos e como os casos de hipossegmentação e hipersegmentação estão incluídas nesse processo; bem como problematizar a ausência e excesso de espaço em branco verificado na escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Pedro Regalado Antônio de Sousa em Porto de Moz-Pá, ao mesmo tempo, refletir no papel que o profissional da educação, na pessoa do professor, em especial da língua materna, tem para que esses desvios na escrita dos alunos sejam extintos, ou pelo menos diminuídos. O objetivo principal é investigar as causas desses casos e de que modo eles acontecem, para isso, textos produzidos pelos alunos, serão a base nesse processo investigatório, a partir daí irei propor intervenção compatível com as dificuldades encontradas. Para isso, uma intensa pesquisa bibliográfica foi feita a fim de encontrar as hipóteses para esta problemática e estudar maneiras pelas quais ela seja solucionada. A falta de conhecimento por parte dos profissionais de educação no tocante aos processos linguísticos, principalmente os relacionados a fonologia e a fonética da língua portuguesa, assim como a influência da oralidade na escrita são hipóteses levantadas para esclarecer a ocorrência de tais casos. Ainda que todo processo de averiguação a respeito dos casos de hipossegmentação e hipersegmentação em sala de aula, se deu pós período da pandemia da COVID-19 todos as cautelas de prevenção foram adotadas. Assim sendo, é prerrogativa fundamental que o professor de língua portuguesa conheça e saiba a teoria que abrange sua área de atuação. Na perspectiva de atingir o objetivo deste trabalho, será utilizada abordagem teórica, documental e diagnóstica, através de coleta de informações utilizando questionários com perguntas simples, direcionadas aos alunos, responsáveis dos alunos e professores da turma. Diante dos resultados obtidos será proposto atividades interventivas no intuito de minimizar ou até mesmo sanar dificuldades encontradas na escrita dos alunos. Para tanto, tomou-se como pressuposto teórico escritores renomados e relevantes nesse âmbito de estudo, tais como: Silva (1994), Cagliari (2002), Capistrano (2007), Marcuschi (2008, 2010), dentre outros. Além da pesquisa, foram feitas também atividades com alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Regalado Antônio de Sousa, no município de Porto de Moz - Pará; para que produzissem textos, sendo estes analisados durante este trabalho.

Interna - 1708615 - CELIANE SOUSA COSTA
Presidente - 1175579 - RAIMUNDO NONATO VIEIRA COSTA