Banca de QUALIFICAÇÃO: TANIA CRISTINA ARAUJO SERIQUE

DISCENTE : TANIA CRISTINA ARAUJO SERIQUE
DATA : 06/12/2023
LOCAL: CAMPUS RONDON

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE LEITURA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO ESTÉTICA.

Leitura; Literatura; Estética; Educação Escolar; Produção Audiovisual.

Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma abordagem pedagógica com a leitura literária a partir de recursos audiovisuais em que seja possível operar com recursos estéticos de visualidade, sonoridade e literariedade e será aplicado em uma turma de 6º ano, ano que tem uma grande importância na vida escolar das crianças, pois representa uma mudança de modelo de ensino, de relação com os professores, as disciplinas passam a ser independentes. Para tanto, farei estudos a respeito de estética, formação estética, leitura de literatura, o espaço escolar como um lugar de propiciar a fruição, os componentes estéticos na produção audiovisual. Usarei como fundamentação teórica os seguintes autores: Santos (2016), Britto (2015), Candido (2011), Assumpção e Duarte (2016), Cairus (2018), Pinheiro (2011-org.) entre outros. A pesquisa bibliográfica servirá de apoio a seleção, análise dos textos, elaboração dos vídeos e das explicações/orientações didáticas, será feito um relatório explicando como se deu cada passo: por que as escolhas dos livros? Quais foram os critérios utilizados? Como se deu produção do vídeo, quais orientações didáticas foram elaboradas, quais as adequações que ocorreram. Esperamos que este trabalho possa resultar em algumas mudanças na recepção da leitura pelos infantes: maior atenção nas leituras; concentração na exposição do audiovisual; mais curiosidades e perguntas nas aulas de Língua Portuguesa.

Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS
Externo ao Programa - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO - null