Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA OLIVEIRA DA CRUZ

LOCAL: CAMPUS DO RONDON

A FORMAÇÃO ESTÉTICA LITERÁRIA COM ESTUDANTES DO 6º

ANO: Limites e Possibilidades

Literatura, Leitura, Estética, Educação escolar.

Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (LELIT) e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS. O objetivo era observar como a formação estética na educação escolar, realizado de forma sistemática por meio da literatura, pode contribuir na construção do ser humano de uma forma omnilateral, e considerando o contexto em que se dá, examinar a funcionalidade, a eficiência, a diversidade desse tipo de atividade, ou seja, os modos de proporcionar experiência estética, perpassando por possibilidades e limitações encontradas no desenvolvimento do processo de ensino da experiência estética literária na escola. A pesquisa de natureza empírica-interventiva, portanto, pesquisa participante, aconteceu em uma escola da rede municipal do município de Altamira / PA. A intervenção foi feita através de uma proposta de intervenção (Uma leitura para cada dia) pensada e aplicada pela professora / pesquisadora em duas turmas de 6º ano. Nesta intervenção abordei o estudo da estética literária, buscando proporcionar aos alunos contato com textos literários e com o valor estético que estes possuem em relação ao aspecto formador holístico do indivíduo. Para tal busquei inspiração, dentre outros, em Cândido (1970), (1995), Silva (2011), Vigotski (2009), (2003), Suassuna (1927)  e Britto (2015). O corpus desta pesquisa foram as aulas de Língua Portuguesa, o próprio fazer pedagógico, registradas pontualmente através de vídeo, imagens e registros de diário de bordo (tanto da docente quanto dos discentes). As etapas da pesquisa seguiram os pressupostos de Minayo (2009) e deu-se em três etapas: 1. fase exploratória; 2. trabalho de campo; 3. análise e tratamento de material empírico e documental. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância do contato com a literatura e a relevância da vivência estética literária por meio do estudo e da realização das leituras de textos literários, pois para Oliveira (2010), a literatura contribui para a formação da criança em todos os aspectos, especialmente na construção de sua personalidade, por meio do desenvolvimento estético e da capacidade crítica, garantindo a reflexão sobre seus próprios valores e crenças, como também os da sociedade a que pertence; apontam também para a necessidade da formação continuada do docente, elemento fundamental para uma maior possibilidade de um trabalho voltado para uma abordagem mais reflexiva.

Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Externo ao Programa - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO - nullPresidente - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Notícia cadastrada em: 28/11/2023 18:39