Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO JORGE DE CASTRO

DISCENTE : ANTONIO JORGE DE CASTRO
DATA : 07/12/2023
LOCAL: Unidade Rondon

O ensino das literaturas africanas de língua portuguesa na escola: rompendo silêncios e construindo novas práticas em sala de aula

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Escola, Lei 10639/03

Esta pesquisa está sendo desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS/UFOPA. Visa problematizar acerca do ensino das literaturas africanas de língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental mais precisamente nas turmas de 9º ano. O lócus da pesquisa é uma escola da rede estadual, localizada em um bairro periférico da Zona Norte da cidade de Macapá, estado do Amapá, na região amazônica.  A pesquisa dialoga com a lei 10.639/03, Lei 1.196 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e com autores como Amador de Deus (2020), Amâncio (2008), Margarido (1980), Chaves (1996). O objetivo principal da pesquisa é investigar se/e como o ensino das literaturas africanas de língua portuguesa é desenvolvido no 9º ano do Ensino Fundamental na escola, bem como apresentar uma proposta pedagógica de inclusão. Com o intuito de concretizar tal objetivo, está sendo utilizada a abordagem bibliográfica, documental, investigação de campo, parte desta, previamente falando, já foi desenvolvida através de um diagnóstico, em que foi aplicado questionários envolvendo, direção, coordenação pedagógica e professores. Contudo, ainda, haverá uma segunda etapa, do procedimento diagnóstico, que será realizada junto aos estudantes de uma turma de 9º ano da escola. Após tal etapa virá o último procedimento da pesquisa, que será a realização de um processo interventivo em que serão utilizados textos da literatura moçambicana, um conjunto de dez contos, denominado contos de Moçambique, eles foram escritos a partir da memória coletiva oral do povo moçambicano; A pesquisa bibliográfica, documental e parte da investigação diagnóstica apontam para os seguintes resultados: luta incessante da população negra por seus direitos; inexpressividade na formação continuada de professores; presença de habilidades que dão ênfase a manifestações literárias afro-brasileira; literatura africana como meio de implementação da Lei 10639/03.

Presidente - 1776310 - LUIZ FERNANDO DE FRANCA
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS