Banca de QUALIFICAÇÃO: LIA MARA VELOSO DOS SANTOS CRUZ

DISCENTE : LIA MARA VELOSO DOS SANTOS CRUZ
DATA : 07/12/2023
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

A Literatura Infantojuvenil no Processo da Formação Leitora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Proposta para Além da Sala de Aula

Literatura infantojuvenil; formação leitora; projeto de ensino.

A pesquisa parte do reconhecimento do ensino público infantil e privilegia o debate sobre o ensino da leitura literária. Resultados dos exames nacionais (SAEB/ANA, 2016) e internacionais (PISA, 2018) atestam carências de acesso a leituras de textos literários ou que apontam defasagem nessas leituras, na Educação Básica brasileira. Neste sentido, investiga-se quais elementos presentes na literatura infantojuvenil podem ser utilizados para despertar o interesse nas crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental pela leitura de modo que contribua para a sua iniciação leitora e o seu desenvolvimento pessoal. Para se chegar a conclusões, busca-se como objetivo principal reconhecer na Literatura Infantojuvenil elementos capazes de despertar nos alunos a experiência literária como estratégia pedagógica para além da sala de aula. Para tanto, buscou-se autores que se debruçam acerca desses assuntos tendo vasto conhecimento de causa, entre eles(as), Ariès (1986); Colomer(2003); Zilberman (2009); Cosson (2021). Pretende-se por meio de pesquisa bibligráfica discutir as relações da produção da literatura infantojuvenil e o processo formativo do discente, caracterizando o aspecto não pragmático que a literatura infantojuvenil possui como elemento na formação holística dos alunos como indivíduos. Chama-se ao debate, também, a discussão sobre o papel social da literatura infantojuvenil (literatura antirracista e antipreconceito) nas aulas de língua portuguesa e possibilidades para o estudo interdisciplinar. A investigação teórica está vinculada a atividades práticas em um projeto de ensino em uma escola da rede estadual do estado do Amazonas. Essa intervenção tem como título: Literatura infantojuvenil – Leituras para além da sala de aula. Aqui, a proposta apresenta como o objetivo de introduzir a literatura Infantojuvenil nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Seu planejamento inclui o vínculo entre escola, família e comunidade literária (autores de Literatura Infantojuvenil local). Entretanto, pontos positivos podem ser elencados, pois, enquanto pesquisadora, foi possível elevar os conhecimentos sobre a literatura infantojuvenil, e aprofundar estudos sobre a Teoria Literária. Outrossim, a comunidade escolar, os pais dos alunos e os escritores locais entusiasmaram-se com a realização da intervenção para ajudar a “curtos passos” nessa iniciação de formação leitora dos alunos(as).

Presidente - 1190476 - LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
Interno - 1776310 - LUIZ FERNANDO DE FRANCA