Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA FERREIRA RODRIGUES

DISCENTE : RAIMUNDA FERREIRA RODRIGUES
DATA : 07/12/2023
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

PELOVIÉSDASNARRATIVASAMAZÔNICAS:ESTRATÉGIASPARA A FORMAÇÃO DO LEITORLITERÁRIO NO ENSINOFUNDAMENTALII

Ensino da Literatura; Narrativas; Imaginário Amazônico; Conto/Reconto.

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar estratégias de ensino da Literatura a partir de narrativas com temas amazônicos. As atividades envolveram alunos das séries finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa, na cidade de Manaus - Amazonas. O recorte objetiva investigar o imaginário da Amazônia brasileira manifesto nos estados do Amazonas e do Pará, na ficção narrativa. Neste sentido, utilizamos narrativas da obra Belém de Arrepiar (2021), de Nathan de Moura, como estratégia de experiência de leitura/escrita com alunos do 9º ano a fim de estimular o interesse pelas narrativas com conteúdos regionais; preservar identidade e memória culturais; desenvolver habilidades no campo de atuação artístico-literário do contar e recontar contos, sob os fundamentos das orientações da Base Nacional Comum Curricular Ensino Fundamental Anos Finais – EF69LP53 (2008), e de investigações sobre a educação literária. A pesquisa de fundamentação teórica está em abordagens preliminares, bem como a aplicação do projeto de ensino (rodas de conversa a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o subgênero conto; verificação de atividades desenvolvidas por diferentes docentes de Língua Portuguesa, no âmbito literário). Escolheu-se cinco contos de Moura: “Mundiado por Curupira”; “A lenda do Tabatajá”; “Surra de Matinta”; “A moça que virou estátua”; “A lenda da Cobra Grande”. Esses textos servirão de estudo e de motivação para um produto educacional sobre narrativas a ser criado pelos alunos e finalizado em uma mostra literária no ambiente escolar.

Presidente - 1190476 - LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA