Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ VIANA SILVA

DISCENTE : MARIA JOSÉ VIANA SILVA
DATA : 05/12/2023
LOCAL: UFOPA Santarém

TECNOLOGIAS DIGITAS NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA EJA - ESTUDO DE CASO.

Tecnologia Digital; Leitura; Produção; Metodologias; Ensino

Este trabalho teve como objeto de estudo validar alternativas metodológicas diferenciadas, como as tecnologias em geral, utilizadas como elementos facilitadores no processo da escrita, produção e oralidade de alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola estadual Nelson Alves Ferreira, localizada na cidade de Manaus, neste estudo tratou-se especificamente da inserção das tecnologias digitais, utilizadas como elementos facilitadores no processo, com o propósito de possibilitar aos alunos o aprimoramento da capacidade compreensiva e interpretativa. A pesquisa é participante de cunho qualitativo, em que a professora pesquisadora colheu e analisou os dados obtidos através das observações em sala de aula. Para tanto foram distribuídos questionários e aplicados atividades com inserção das tecnologias propostas. Os resultados apontam que ainda estamos longe ______, o que demonstra que a inclusão de novas tecnologias, se faz necessária para a formação intelectual e crítica de nossos estudantes. Contudo verificamos que o uso dessas novas tecnologias, em termos técnicos os alunos ainda tem muitas dificuldades. Os procedimentos metodológicos deste trabalho teve início com o estudo teórico sobre o desenvolvimento das atividades de leitura e produção textos e o uso das tecnologias digitais, especificamente os jogos, no ensino de leitura e produção as temáticas que permeiam as propostas de ensino, quais sejam: o ensino de língua materna, a noção de texto e de gêneros discursivos, a leitura, a escrita, a oralidade e a reflexão linguística e as atividades didáticas integradas, à luz das teorias de Bakhtin. Partido das fases a proposta de intervenção consistiu em aplicar atividades interrelacionadas ao uso dos jogos digitais. Durante essa fase foi feito o registro por meio de vídeos, fotos, coleta de dados que auxiliaram o trabalho de pesquisa. A análise dos dados foi o material para interpretar e compreender como as metodologias usadas nas salas de aula, com o uso de tecnologias digitais, podem definir a capacidade de ensino, propondo ações e intervenções que favoreçam a leitura e a interpretação. Salienta-se que como se trata de uma pesquisa em que envolveu tanto professores como alunos, em alguns pontos a correlação de coleta de dados possam sofreram alterações, não prejudicando em nenhum momento o trabalho final. Assim sendo, é prerrogativa fundamental que o professor de português conheça e domine os recursos tecnológicos e saiba a teoria que abrange sua área de atuação.

Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interna - 1708615 - CELIANE SOUSA COSTA