Banca de QUALIFICAÇÃO: JOLCIANI CRISTINA DE SOUSA

DISCENTE : JOLCIANI CRISTINA DE SOUSA
DATA : 21/12/2023
LOCAL: Webconferencia - Google meet

AÇÃO DIDÁTICA PARA A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DISCURSIVA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL TENDO POR BASE A INTERRELAÇÃO ENTRE ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E REFLEXÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Relato de experiência; Atividade Didática Integrada; Ensino.

O presente estudo se caracteriza como um relato de experiência em que se reúne práticas pedagógicas realizadas durante mais de dez anos, em turmas do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de Santarém/PA. Por meio de tais práticas, procurou-se integrar fala, escrita, leitura e reflexão linguística. Esse trabalho tem o objetivo de compartilhar e ao mesmo tempo discutir experiências que tem me auxiliado no trabalho de sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa, além de ampliar a capacidade linguística discursiva dos alunos por meio das Atividade Didática Integrada (ADIs)(MOURA, 2017). As práticas aqui relatadas, buscaram ampliar a capacidade dos alunos de intervirem nas diferentes práticas sociais e também estabelecer um diálogo entre os alunos de forma a ressignificarem o que falam, escrevem e leem. A metodologia pautou-se na prática em sala, com base no conteúdo programático anual da escola em conformidade com os documentos oficiais, que estabeleciam o gênero textual a ser lecionado, e ocorreu em algumas etapas. Primeiro, se escolhia um livro de acordo com o tema dos documentos oficiais. Seguidamente, ocorria a apresentação do livro à turma, estabelecendo datas para o cumprimento da leitura. Após, realizava-se uma roda de conversa para socialização das conclusões acerca do texto, que finalizavam com questões escritas sobre a leitura. Por fim, os alunos deveriam, de acordo com as temáticas abordadas no livro, fazer uma pesquisa de campo com equipes de 4 a 5 alunos, no intuito de aprofundar seus conhecimentos, que era apresentada à comunidade escolar. Como resultados, observou-se maiores êxitos dos alunos nos exames nacionais em Língua Portuguesa, como SISPAE, SAEB, Prova Brasil. Além disso, por favorecer a interação, houve uma melhora no relacionamento interpessoal desses alunos. Aqueles que não eram familiarizados com a leitura, passaram a ter mais proximidade e a desenvolver o hábito de leitura. Ainda, o trabalho ajudou os alunos a descobrirem suas próprias aptidões. Portanto, é preciso entender que o ensino de Língua Portuguesa precisa se utilizar de diferentes metodologias. A prática em questão permitiu fugir de um ensino tradicional, que não dá protagonismo aos alunos, para uma aula diversificada, que despertou neles a autonomia para pesquisa e leitura.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA