Banca de QUALIFICAÇÃO: ZILEYCE DAMASCENO PEREIRA

DISCENTE : ZILEYCE DAMASCENO PEREIRA
DATA : 31/01/2024
LOCAL: Campus Rondon - Sala H305

A análise linguística a partir de orações subordinadas substantivas: uma proposta de descrição e ensino para turmas de ensino fundamental

Análise. Linguística. Reflexão. Gramática. Texto.

O estudo de tema: “A Análise Linguística a partir de orações subordinadas substantivas: uma proposta de descrição e ensino para turmas de Ensino Fundamental”, tem como objeto de investigação as orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Tal objeto, teve como parâmetro para o ensino, a análise linguística, pois essas práticas possibilitam ao estudante, exercitar a análise plena de conhecimentos linguísticos que envolvem os aspectos sintáticos, semânticos e textuais discursivos; desenvolvendo, assim, a consciência desses aspectos e possibilitando aos estudantes ampliarem suas habilidades de compreensão e interpretação de leitura, assim como as práticas de produção textual.  Para a efetivação das práticas de análise linguística, desenvolveu-se uma proposta interventiva em uma sequência de dez aulas, algumas de quarenta e cinco minutos e outras de noventa minutos, com a participação de quarenta e nove alunos de nono ano do Ensino Fundamental. A proposta interventiva foi criada a partir de observações em sala de aula por meio da experiência da professora pesquisadora, assim como da problematização abordada em discussões e reflexões de teóricos como Geraldi (1984, 2004), Neves (1997, 2006, 2021), Perini (2006) e Antunes (2007, 2014), no que se refere ao papel do Professor de Língua Portuguesa, ou seja, o que ele deve ensinar para um discente que domina o idioma a ser ensinado. Espera-se, também, com este estudo, sugerir ao docente de Língua Portuguesa uma experiência de práticas do eixo análise linguística/semiótica que faz parte do componente curricular Língua Portuguesa encontrado no documento norteador vigente da educação básica no Brasil que é a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018).

Interna - 1708615 - CELIANE SOUSA COSTA
Presidente - 1175579 - RAIMUNDO NONATO VIEIRA COSTA