Banca de DEFESA: CLEOMARA CRUZ GOMES

DISCENTE : CLEOMARA CRUZ GOMES
DATA : 20/03/2024
LOCAL: Webconferencia - Google meet

O TEMA "SAÚDE MENTAL NA ESCOLA" EM GÊNEROS DISCURSIVOS: UMA INTEGRAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DE LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Atividades Didáticas Integradas; Gêneros discursivos; Estudantes; Língua Portuguesa; Saúde Mental.

Esta pesquisa desenvolveu-se um desafio no estudo temático a respeito de “Saúde Mental na escola” com os gêneros discursivos, visto que é um problema recorrente na sociedade atual e relevante para as discussões em sala de aula. Ela foi realizada com os estudantes de 8º ano de uma escola de Rede Pública no município de Parintins-Amazonas, no ensino da Língua Portuguesa. Observaram-se as necessidades de alargar noções interacionistas entre o professor e os discentes no que concerne às perspectivas de saúde mental, tendo em vista os casos de depressão, ansiedade e mutilação no contexto escolar. Essa temática propõe ampliar as atividades de integração participante em leitura, oralidade e escrita, a partir das Atividades Didáticas Integradas (ADIs), a fim de entender o funcionamento da língua nas mais diversas interações sociais e comunicativas. E como analisar essa temática em gêneros textuais discursivos, para melhorar a capacidade de leitura, oralidade e escrita dos estudantes durante o processo escolar? Nesse objetivo de estudar as razões pelas quais os gêneros discursivos acerca da Saúde Mental na Escola contribuem para a ampliação da capacidade argumentativa e produtiva dos alunos de 8º ano do ensino fundamental, adotou-se a partir da metodologia estudada pelas Atividades Didáticas Integradas (ADIs) e, a pesquisa de intervenção participante, uma análise dos dados com os textos a serem lidos, discutidos, refletidos, apropriados e ressignificados pelo grupo de estudantes e o docente, podendo transformar, gradativamente, os conhecimentos adquiridos na pesquisa em novas técnicas de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Dessa maneira, a primeira seção foi à pesquisa bibliográfica a nível teórico e exploratório, nos quais destaco Bakhtin (1997, 2011, 2016), Marcuschi (2010) e Moura (2017, 2019), além de utilizar materiais disponíveis nas plataformas Scielo e Google Acadêmico a respeito do tema da pesquisa. A segunda seção apresenta detalhadamente os procedimentos metodológicos e a organização da proposta de intervenção com atividades diversificadas referente ao uso do tema, onde retrataram acerca dos cuidados e a importância da saúde mental no âmbito social e escolar. A última seção especificou a relação entre a professora-pesquisadora e os estudantes tendo como relevância a temática analisada, em que os discentes desenvolveram práticas a partir de leitura, oralidade e escrita por meio de textos, vídeos, palestra, roda de conversas e produções escritas, com uma proposta de elevar o processo discursivo-argumentativo dos estudantes a fim de proporcionar uma dinâmica interativa em sala de aula. Portanto, as Atividades Didáticas Integradas-ADIs contribuíram para a reflexão de um único tema em diversos gêneros textuais. Nessa perspectiva, é relevante que o método estudado nesta pesquisa, seja explorado com atividades representativas e dinâmicas, o qual possibilite ao sujeito um posicionamento de forma crítica e responsivo aos fatores da sociedade.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS