Banca de DEFESA: SENIRA NIFAELA CUNHA DE SOUZA

DISCENTE : SENIRA NIFAELA CUNHA DE SOUZA
DATA : 21/03/2024
LOCAL: Webconferencia - Google meet

(INTER) AGINDO RESPONSIVAMENTE ATRAVÉS DE GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DAS ADI’S

Ensino; Gêneros Discursivos; ADI’s; Responsividade; Textos Multissemióticos.

Esta pesquisa desenvolveu-se a partir dos gêneros do discurso e das Atividades Didáticas Integradas. O estudo tem como objetivo investigar de que modo uma proposta de ensino com base nas Atividades Didáticas Integradas (ADI’s), considerando os gêneros discursivos multissemióticos, pode contribuir com a ampliação do potencial linguístico-discursivo dos alunos. O Arcabouço teórico do trabalho se apoia nos estudos acerca dos gêneros do discurso e responsividade, nos quais a principal referência é Mikhail Bakhtin (2011,2014,2016,2018); nas Atividades Didáticas Integradas, de autoria do professor Heliud Moura (2017); e no que tange aos temas letramentos e gêneros multissemióticos, nos estudos de Roxane Rojo (2015,2012,2009), Kleiman (2009,2005) e Brian Street (2020). O trabalho com os gêneros multissemióticos se deve ao fato de que as múltiplas linguagens sempre estiveram presentes na comunicação humana, porém com advento da tecnologia a presença desse gênero se intensificou. Nesse sentido, faz-se necessário propor ações didático-pedagógicas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de língua que contemplem esse tipo de texto para a ampliação dos letramentos a fim de viabilizar ao aluno um aprendizado que lhe propicie uma participação crítica e efetiva nas práticas sociais. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo; para coleta dos dados, recorreu-se à pesquisa participante, que como o próprio nome sugere, implica necessariamente a participação tanto do pesquisador quanto dos sujeitos que estão envolvidos no processo da pesquisa. Nesse processo, as práticas de produção de conhecimento estão sempre atreladas a um projeto de intervenção. Um ponto relevante da pesquisa é aquele que tange à formação cidadã dos alunos, tendo em vista que as atividades se desenvolvem a partir de um tema significativo para a sociedade, por intermédio do qual se pode refletir, questionar e simular soluções por meio dos gêneros discursivos. Através da análise dos dados, constatou-se que um projeto de ensino organizado com base nas ADI’s e nos gêneros discursivos que circulam socialmente é uma alternativa que apresenta efetividade para o ensino de língua portuguesa, pois contribui para o desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva dos alunos e para a formação de sujeitos responsivos capazes de se expressar de forma crítica e reflexiva.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA