Banca de DEFESA: LIA MARA VELOSO DOS SANTOS CRUZ

DISCENTE : LIA MARA VELOSO DOS SANTOS CRUZ
DATA : 20/03/2024
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

A Literatura Infantojuvenil no Processo da Formação Leitora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Proposta para Além da Sala de Aula

Leitura; Literatura infantojuvenil; formação leitora

A pesquisa partiu do reconhecimento do ensino público infantil e privilegiou o debate sobre o ensino da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, refletindo sobre os resultados positivos de introduzir leitura literária nas series iniciais do Ensino fundamental. Resultados dos exames nacionais (SAEB/ANA, 2016) e internacionais (PISA, 2018) atestam carências de acesso a leituras de textos literários e apontam defasagem nessas leituras, na Educação Básica brasileira. Neste sentido, foi realizada um estudo teórico por meio de pesquisa bibliográfica a qual investigou-se quais elementos presentes na literatura infantojuvenil podem ser utilizados para despertar o interesse nas crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental pela leitura, de modo que contribua, para a sua iniciação leitora e o seu desenvolvimento pessoal. A investigação teórica foi vinculada a atividades práticas em um projeto de ensino, aprovado pela plataforma Brasil, por um comitê de ética, no parecer:

6.108.338. realizado em uma escola da rede pública estadual do Amazonas. Essa intervenção tem como título: Literatura infantojuvenil – Leituras para além da sala de aula. Sua proposta teve como objetivo introduzir a literatura Infantojuvenil nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Seu planejamento incluiu o vínculo entre escola, família e comunidade literária (autores de Literatura Infantojuvenil local). Na realização da intervenção participaram 24 crianças, maioria do sexo masculino, pardos, 2 indígenas, somando a 24 responsáveis e 2 escritores locais. As crianças participantes eram da faixa etária de 8 e 9 anos, sendo a maioria de famílias de baixa renda, o que dificultou acesso a livros literários, antes da idade escolar. Porém com a realização do projeto, foi possível por meio de empréstimos de livros da biblioteca, muitas crianças terem lido no decorrer da intervenção, até 20 livros junto a família. Para embasamento da pesquisa, buscou-se autores que se debruçam acerca desses assuntos tendo vasto conhecimento de causa, entre eles(as), Ariès (1986); Colomer (2003); Zilberman (2009); Cosson (2021). A parte teórica da pesquisa apresenta o início da discussão sobre o aparecimento da Literatura Infantil na Europa e sua chegada ao Brasil e discute as relações da produção da literatura infantojuvenil e o processo formativo do discente, caracterizando o aspecto não pragmático que a literatura infantojuvenil possui como elemento na formação holística dos alunos como indivíduos. Discute-se também sobre o papel social da literatura infantojuvenil (literatura antirracista e antipreconceito) por meio da inserção das literaturas africanas e indígenas e sua representação em meio a literatura branca, nas aulas de língua portuguesa e possibilidades para o estudo interdisciplinar. Apesar desse tema não ser o foco principal da pesquisa, julgou-se de grande relevância dar destaque a importância das crianças terem acesso essas literaturas . Durante o processo de intervenção, foram elencadas pontos positivos e negativos, entre eles as dificuldades para o acompanhamento dos responsáveis nas leituras de seus filhos(as), devido, principalmente, pela necessidade dos responsáveis de trabalharem fora. Entretanto, como pontos positivos, a comunidade escolar, os pais dos alunos e os escritores locais entusiasmaram-se com a realização da intervenção para ajudar a “curtos passos” nessa iniciação de formação leitora dos alunos(as).

Presidente - 1190476 - LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
Interno - 1776310 - LUIZ FERNANDO DE FRANCA
Externa ao Programa - 1182093 - TEREZINHA DE JESUS DIAS PACHECO - UFOPAExterno à Instituição - FERNANDO MAUÉS DE FARIA JÚNIOR - UFPA
Notícia cadastrada em: 07/03/2024 09:04