NARRATIVASAMAZÔNICAS:ESTRATÉGIASDELEITURAPARAA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Ensino da Literatura; Narrativas; Imaginário Amazônico; Conto/
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo apresentar estratégias de ensino da Literatura a partir de narrativas com temas amazônicos. As atividades envolveram alunos das séries finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa, na cidade de Manaus - Amazonas. O recorte objetivou investigar o imaginário da Amazônia brasileira manifesto nos estados do Amazonas e do Pará, na ficção narrativa. Neste sentido, se utilizou narrativas da obra Belém de Arrepiar (2021), de Nathan de Moura, como estratégia de experiência de leitura/escrita com alunos do 9º ano a fim de estimular o interesse pelas narrativas com conteúdos regionais; preservar identidade e memória culturais; desenvolver habilidades no campo de atuação artístico-literário do contar e recontar contos, sob os fundamentos das orientações da Base Nacional Comum Curricular-BNCC/Ensino Fundamental Anos Finais – EF69LP53 (2008), e de investigações sobre a educação literária. A pesquisa de fundamentação teórica envolve roda de conversa a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o subgênero conto; questionário de sondagem para verificação de atividades desenvolvidas por diferentes docentes de Língua Portuguesa, no âmbito literário, e roda de leitura. Para tal, foram escolhidos cinco contos de autoria do escritor Nathan de Moura, a saber: “Mundiado por Curupira”; “A lenda do Tabatajá”; “Surra de Matinta”; “A moça que virou estátua”; “A lenda da Cobra Grande”. Esses textos serviram de estudo e de motivação para um produto educacional, no caso um podcast sobre narrativas, que foi criado pelos alunos e finalizado em uma mostra literária no ambiente escolar.