Banca de DEFESA: CLEITON SILVA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEITON SILVA DE SOUSA
DATA: 27/04/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 109 - Prédio Laranja - Campus Tapajós
TÍTULO: "Comparação entre as temperaturas do ar e os déficit de pressão de vapor obtidos sobre diferentes usos da terra na Amazônia: um estudo de caso para região de Santarém, PA, Brasil"
PALAVRAS-CHAVES: temperatura do ar, déficit de pressão de vapor, uso da terra, pastagem, floresta, área de cultivo agrícola.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: A presente pesquisa foi desenvolvida nos municípios de Santarém e Belterra, situados na subregião Vale do Amazonas, pertencente à macrorregião Amazônia Central. Objetivo dessa pesquisa foi realizar comparações das temperaturas do ar (Tar) e do déficit de pressão de vapor (DPV) obtidas sobre diferentes usos da terra, com o intuito de se verificar se as áreas antropizadas podem apresentar diferenças estatisticamente significativas em relação a áreas mais preservadas. Para isso, foram utilizados dados (de 2015 a 2017) coletados dentro do escopo do projeto FAPESP ECOFOR (12/51872-5), por meio de estações meteorológicas automáticas instaladas em quatro sítios experimentais distintos em relação ao uso da terra encontrado em cada um deles. Para as análises dos dados, utilizou-se médias horárias e ciclos médios diários para Tar e DPV. O teste estatístico t de Student (teste t) foi aplicado na comparação entre as médias dos períodos congruentes, obtidos em cada sítio experimental, e as médias obtidas no sítio de referência de floresta nativa. Os resultados encontrados sugerem que a presença de floresta na paisagem que cerca o ponto de medida é capaz de tornar o ambiente mais frio do que ambientes sem floresta e, em relação à umidade do ar, ambientes com maior influência de floresta mostraram-se predominantemente mais úmidos (menor DPV) do que os demais. A área mais quente e mais seca foi a de cultivo agrícola extensivo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 164.269.038-41 - HELBER CUSTODIO DE FREITAS - USP
Externo ao Programa - 2392029 - ANTONIO MARCOS DELFINO DE ANDRADE
Externo ao Programa - 2139678 - GABRIEL BRITO COSTA
Externo ao Programa - 2160992 - RAPHAEL PABLO TAPAJOS SILVA
Notícia cadastrada em: 24/04/2018 16:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa