Banca de DEFESA: SIMONE FIGUEIRA MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE FIGUEIRA MOREIRA
DATA: 31/05/2016
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGRNA - UNIDADE PROPPIT
TÍTULO: ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE O MICROCLIMA E A COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA NO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE CURUÁ-UNA (SANTARÉM, PARÁ, BRASIL)
PALAVRAS-CHAVES: Fitoplâncton, Microclima, Velocidade do Vento, Curuá-Una
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Os efeitos do microclima sobre a comunidade fitoplanctônica nos reservatórios Amazônicos são pouco conhecidos. O reservatório da Usina Hidrelétrica de Curuá-Una foi construído há 39 anos e caracteriza-se por ter sido alagado com a vegetação em pé, fato que provavelmente ocasionou eutrofização do sistema, devido à decomposição da matéria orgânica. Esse estudo teve por objetivo avaliar a influência do microclima na composição e abundância do fitoplâncton. Para isso foram coletados 26 amostras com periodicidade semanal, no período de 24 de julho de 2015 a 29 de janeiro de 2016. As amostras fitoplanctônicas foram quantificadas em microscópio invertido para o cálculo das densidades. Foram medidas as seguintes variáveis: direção do vento, velocidade do vento, pressão atmosférica, umidade, temperatura do ar, precipitação, ph, transparência, oxigênio dissolvida, temperatura da água, condutividade e turbidez – Os táxons encontrados estiveram distribuídos em oito Divisões, com destaque para a Bacillariophyta, Chlorophyta e Cyanophyta, grupos que apresentaram maiores densidades. Observou-se uma tendência de aumento das densidades algais com a diminuição do nível do reservatório. As análises revelaram que 35,7 % da variação foi explicada pelos variáveis liminológicas, 16,5 % pelas variáveis climáticas e 42,6% por outros fatores que não foram medidos. Entre as variáveis microclimáticas a velocidade do vento foi a mais fortemente relacionada com a variação das densidades observadas. Dessa forma, podemos afirmar que o microclima exerceu influência na densidade do fitoplâncton no período de estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1834356 - ANDREIA CAVALCANTE PEREIRA
Externo ao Programa - 1544196 - DIEGO MAIA ZACARDI
Externo ao Programa - 2139678 - GABRIEL BRITO COSTA
Presidente - 1466772 - KEID NOLAN SILVA SOUSA
Notícia cadastrada em: 13/05/2016 09:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa