Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO FRÓES CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO FRÓES CAMPOS
DATA : 04/04/2019
HORA: 09:00
LOCAL: sala 103 - Campus Amazônia
TÍTULO:

VARIABILIDADE GENÉTICA DE FUNGOS ASSOCIADOS À PODRIDÃO RADICULAR DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz), DA REGIÃO OESTE DO PARÁ, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Identificação Molecular. Fusarium spp. RAPD. PCR.


PÁGINAS: 29
RESUMO:

A mandioca (M. esculenta) é a quinta cultura mais importante do mundo, e desempenha um papel importante na alimentação humana e animal. Possui um papel socioeconômico fundamental para agricultura familiar na região amazônica. A região norte lidera o ranking de maior produtor com 38% de toda produção nacional, e o Pará lidera a produção entre os estados produtores com um total de 4,2 milhões de toneladas. Entretanto, esta cultura vem enfrentando graves problemas com a podridão radicular causada por diferentes fitopatógenos, onde o principal deles pertence ao gênero Fusarium. Na região Oeste do Pará a podridão de raízes de mandioca vem limitando a produção nas comunidades dos diferentes municípios. Assim o objetivo deste estudo é fazer um levantamento e caracterização dos fungos causadores da podridão radicular da mandioca na região Oeste do Pará, bem como o estudo da variabilidade genética do complexo de espécies Fusarium solani. Serão coletadas raízes com sintomas de podridão radicular nos municípios de Santarém, Juruti, Monte alegre, Itaituba, Belterra e Mojuí dos Campos, e levados ao Laboratório de Genética da Interação (LGI) para isolamento, caracterização morfológica e molecular e estudo da variabilidade genética. A identificação morfológica será feito por meio de estruturas reprodutivas e consulta em literatura especializada. A extração de DNA será realizado pelo kit Wizard® Genomic DNA Purification (Promega). Para identificação molecular será realizado amplificação e sequenciamento da região de ITS (Internal Transcribed Spacer). O estudo variabilidade genética de F. solani será detectada por meio da técnica de RAPD, utilizando 10 primers de sequencias arbitrárias. Espera-se ao final desse projeto, dar um diagnóstico das doenças que acometem as raízes de mandioca da região Oeste do Pará e identificação dos principais agentes causadores da podridão radicular da mandioca, bem como conhecer a variabilidade genética de F. solani.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1966924 - CARLOS IVAN AGUILAR VILDOSO
Interno - 1987988 - GABRIEL IKETANI COELHO
Externo ao Programa - 2426957 - MARUZANETE PEREIRA DE MELO
Notícia cadastrada em: 27/03/2019 09:01
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa