Banca de DEFESA: JONAS DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONAS DA SILVA COSTA
DATA: 25/05/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala nº 01 - Miniauditório – térreo, PROPPIT
TÍTULO: Uso do Hidrolato de Myrcia sylvatica (G.MEY.) DC. (MYRTACEAE) como sedativo em condições simuladas de transporte de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum)
PALAVRAS-CHAVES: sobrevivência, transporte, densidade, hidrolato
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: A utilização de produtos de origem naturais na aquicultura vem intensificando, surgindo como alternativa para melhoria na produção como suplementos alimentares, inseticidas, anestésicos e sedativos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso do hidrolato Myrcia sylvativa (HMS), em condições simuladas de transporte de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum) em diferentes densidades de carga. Juvenis de tambaqui (entre 3 a 5 cm) foram colocados em sacos plásticos para transporte simulado de 17h nas densidades de carga de 30, 60 e 90 juvenis por /L em três concentrações de HMS (2.5 , 5 e 7.5%) e controle (água-C.A). Foi verificada a sobrevivência logo após o transporte e após 24h (caracterizado como póstransporte). Os parâmetros físicos e químicos da água foram avaliados antes e após o transporte (temperatura, pH, alcalinidade, dureza, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica e sólidos totais dissolvidos), bem como calculado o fluxo líquido dos íons Na+, K+,Cl- e excreção de amônia. Além disso, foi observada a densidade de células mucosas branquiais após o transporte. Não houve diferença significativa na sobrevivência entre os tratamentos e densidades. A temperatura, dureza, amônia total e não ionizada não mostraram diferença significativa entre os tratamentos e densidade. Já o pH apresentou diferença mesmo no valores iniciais, reduzindo em função do aumento da concentração de HMS. O oxigênio dissolvido foi significativamente menor quando se comparou os valores iniciais e finais. A alcalinidade e sólidos totais dissolvidos aumentaram significativamente em função da densidade. A condutividade e fluxo iônico (Na+, K+ e Cl-) foram menores no tratamento com 5% de HMS principalmente na maior densidade. O número de células mucosas brânquias neutras e ácidas foi menor em 5% de HMS na maior densidade de carga. O uso do HMS na concentração de 5% pode ser recomendado para transporte de juvenis de tambaqui de longa duração 17h. Apesar de não diferir significativamente do grupo controle no percentual de sobrevivência, todavia apresentou baixas ocilações nos valores de pH em todas as densidades de carga e na densidade de 90 peixes/L reduziu o efluxo dos íons de Na+ e K+ e Cl-, e não estimulou a produção de células mucosas branquiais neutras e ácidas, com isso mostrou-se um potencial redutor de estresse e eficaz nas maiores densidades. Este trabalho é o primeiro estudo com o uso de hidrolato de Myrcia sylvativa com aplicação em manejo na aquicultura.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1961826 - FRANK RAYNNER VASCONCELOS RIBEIRO
Presidente - 2587316 - LENISE VARGAS FLORES DA SILVA
Externo ao Programa - 2162157 - LUCIANO JENSEN VAZ
Externo ao Programa - 1190556 - RICARDO BEZERRA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/05/2018 16:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa