Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA DE LIMA SUZUKI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA DE LIMA SUZUKI
DATA: 25/05/2018
HORA: 08:30
LOCAL: sala 03 PPGRACAM
TÍTULO: Composição taxonômica e distribuição espaço-temporal da assembleia de larvas de peixes, no reservatório de Curuá-una e área de influência, Santarém-Pa.
PALAVRAS-CHAVES: desenvolvimento larval, zonação em reservatórios, ações antrópicas, sazonalidade.
PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: O objetivo deste trabalho é investigar a atuação do gradiente longitudinal do reservatório de Curuá-Una sobre a composição taxonômica, abundância, diversidade e riqueza de espécies do ictioplâncton, analisar os padrões de distribuição espaço-temporal de larvas de peixes e sua relação com os fatores ambientais e mensurar o status de conservação do reservatório, a fim de obter subsídios que possam auxiliar nas políticas de manejo e manutenção dos recursos pesqueiros na área. A coleta do material biológico foi realizada utilizando uma rede de plâncton com malha de 300 μm acoplada com um fluxômetro, durante o mês de abril de 2016 a março de 2017, em 12 estações de coletas distribuídas entre as zonas fluvial, transição e lacustre. As variáveis ambientais foram mensuradas in loco. Foram capturadas 3.864 larvas de peixes, registradas em 30 táxons classificados em 8 ordens, 16 famílias, 25 gêneros e 27 espécies. No ambiente fluvial foi observada a maior densidade de larvas de peixes, também apresentando maior riqueza, diversidade, abundância e equitabilidade. Microphilypnus tapajosensis, Caires 2013 foi a espécie que mais contribuiu com número de indivíduos em todos os pontos (89%). Em relação a sazonalidade, as maiores densidades ocorreram durante o período chuvoso. Diferenças significativas foram observadas somente entre os ambientes fluvial e lacustre. Segundo a NMDS, não foi possível observar um padrão na distribuição das larvas de peixes, e quando realizada a Permanova, a composição de espécies (presencia/ausência), não demonstrou diferença significativa entre as zonas estudadas. A perda de espécies ao longo do gradiente longitudinal, sustenta a hipótese de que o impacto causado pelo barramento do rio afetou a ictiofauna local, demostrando que a área necessita de ações mitigadoras. Com altas densidades de larvas de peixes próximas a confluência dos tributários, é possível determinar que esses ambientes são utilizados para desova e desenvolvimento para muitas espécies de peixes e a presença de larvas em toda a região estudada mostra que vários grupos larvais de peixes completam seu ciclo de vida no reservatório, principalmente espécies de pequeno porte e migradoras de curta distância. Portanto, faz-se necessário a implementação de ações de manejo que visem a manutenção e a conservação tanto desses ambientes, como consequentemente para a comunidade de larvas de peixes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2391001 - DAVIA MARCIANA TALGATTI
Presidente - 1544196 - DIEGO MAIA ZACARDI
Externo ao Programa - 2143267 - JOSE MAX BARBOSA DE OLIVEIRA JUNIOR
Interno - 1776668 - YNGLEA GEORGINA DE FREITAS GOCH
Notícia cadastrada em: 16/05/2018 16:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa