Banca de DEFESA: ELIZABETE DE MATOS SERRÃO

DISCENTE: ELIZABETE DE MATOS SERRÃO
DATA: 24/05/2018
LOCAL: sala 03 PPGRACAM
TÍTULO: Técnicas de Pesca e uso dos recursos pesqueiros em comunidades do lago Maicá, Baixo Amazonas: Sugestões para manejo e conservação
PALAVRAS-CHAVES: Pesca, Etnoecologia, pescadores artesanais, monitoramento participativo
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento tradicional dos pescadores sobre reprodução, alimentação, habitat e comportamento das principais espécies de peixes, bem como descrever aspectos socioeconômicos, características da pesca e a situação atual dos recursos pesqueiros, e analisar a percepção ambiental dos pescadores na identificação de conflitos/problemas na região no intuito de reunir subsídios para contribuir com as políticas de gestão dos recursos pesqueiros da região e que possam futuramente ser úteis na elaboração do plano de manejo da APA-Maicá, auxiliando na proposição de estratégias importantes para o manejo, conservação e sustentabilidade das espécies e manutenção da atividade pesqueira local. Os dados foram coletados entre março e dezembro de 2017, através de formulários semiestruturados aplicados diretamente aos pescadores associados a Colônia de Pescadores e Pescadoras Z-20 ou que residem nas comunidades e/ou bairros que estão inseridos na área proposta para implantação da APA-Maicá, ou estão vinculados a um dos quatro Núcleos de base existentes na área. Para a análise etnoiciológica foram entrevistados 88 pescadores que possuíam dez ou mais anos de experiência de pesca na região. O conhecimento dos pescadores se mostrou consistente, detalhado e condizente com a literatura científica. Os pescadores indicaram o tamanho da primeira maturidade sexual dos peixes, informação que somada à biologia e reprodução das espécies é extremamente importante na formulação de medidas de ordenamento pesqueiro adequado a região. Foi relatada ainda uma diversidade de itens utilizados na alimentação dos peixes, além dos inúmeros habitats utilizados pelas espécies, que sugere a grande dependência dos peixes por esse ambiente, seja como local de alimento, refúgio ou reprodução. Para caracterização da atividade pesqueira, do perfil socioeconômico e da percepção ambiental foram entrevistados 96 pescadores. A atividade pesqueira na região do Maicá apresenta-se como artesanal e de pequena escala, sendo comum o uso de petrechos relativamente simples, com destaque para as malhadeiras, preferencialmente em canoas motorizadas e a remos para a captura de 32 categorias de pescado. O principal local de pesca é o lago e suas adjacências, utilizados em todos os períodos sazonais, com predominância nos momentos de cheia e vazante do ciclo hidrológico local, mostrando-se como um ecossistema relevante e um importante meio de subsistência para estas comunidades e/ou bairros que se desenvolvem no seu entorno, sendo uma das principais fontes de ocupação, de alimento, de subsistência e de renda. A percepção dos pescadores demonstra que eles entendem e possuem uma visão ambiental ampla com consciência acerca dos problemas que afetam o ambiente no qual vivem, como a acentuada diminuição do pescado causada por ações de origem antrópica, entre as quais se destaca a pesca ilegal (prática de arrastão que envolve diferentes atores), excesso de pesca, desmatamento e falta de fiscalização, como também os conflitos socioambientais existentes na região demonstrando sempre preocupação com o futuro da pesca na região o que levaram a sugerirem medidas mitigadoras, como regulamentação da APA-Maicá. Esses resultados fortalecem a importância da incorporação do conhecimento tradicional dos pescadores nos planos de manejo, assim como a utilização das informações relevantes dos componentes socioeconômicos e da atividade pesqueira que devem ser utilizados para medir a resposta do setorial pesqueiro ao sistema de manejo proposto.
Externo ao Programa - 1835056 - ANTONIA DO SOCORRO PENA DA GAMA
Externo ao Programa - 1779126 - BRUNO BRAULINO BATISTA